Pedro foi bispo de Roma ?

A Bíblia não tem nenhuma palavra sobre o bispado de Pedro em Roma. A palavra Roma aparece nove vezes na Bíblia, e Pedro nunca foi mencionado em conexão com ela. Não há nenhuma alusão a Roma em nenhuma das epístolas de Pedro. O livro de Atos nada mais fala de Pedro depois de Atos 15, senão que ele fez muitas viagens com sua mulher (1Co 9.5). A versão católica Confraernity Version traduz esposa por irmã, mas a palavra grega é gune, e não adelphe.

Não há nenhuma menção de que Pedro tenha sido o fundador da igreja de Roma. Possivelmente os romanos presentes no Pentecostes (Atos 2.10,11) foram os fundadores da igreja de Roma.

No ano 60 d.C., quando Pedro escreveu sua primeira carta, não estava em Roma. Pedro escreveu essa carta do Oriente e não do Ocidente. Estava na Babilônia, e não em Roma (1 Pe 5.13). Flávio Josefo diz que na província da Babilônia havia muitos judeus.

Paulo escreve sua carta à igreja de Roma em 58 d.C. e não menciona Pedro. Nesse período, Pedro estaria no auge do pontificado em Roma, mas Paulo não dirige sua carta a Pedro. Ao contrário, encaminha a carta à igreja como seu instrutor espiritual (Rm 1.13). No capítulo 16 da  carta aos Romanos, Paulo faz 26 saudações aos mais destacados membros da igreja de Roma e não menciona Pedro. Se Pedro já fosse bispo da igreja de Roma há 16 anos (42 d.C. a 58 d.C.), por que Paulo diria: Porque muito desejo ver-vos, a fim de repartir convosco algum dom espiritual, para que sejais confirmados (Rm 1.11)? Não seria um insulto gratuito a Pedro? Não seria presunção de Paulo com relação ao bispo da igreja? Se Pedro fosse papa da igreja de Roma, por que Paulo afirmaria que não costumava edificar sobre o fundamento alheio (cf. Rm 15.20)? Paulo disse isso porque Pedro não estivera nem estava em Roma.

Paulo escreve cartas de Roma e não menciona Pedro. Enquanto Paulo esteve preso em Roma (61 d.C. a 63 d.C.), os judeus crentes de Roma foram visitá-lo e nada se fala a respeito de Pedro, visto que os judeus nada sabiam acerca dessa seita que estava sendo impugnada. Se Pedro esteve lá, como esses líderes judeus nada sabiam sobre o cristianismo (At 28.16-30)? Paulo escreve várias cartas da prisão em Roma (Efésios, Filipenses, Colossenses, Filemon) e envia saudações dos crentes de Roma às igrejas sem mencionar Pedro. Durante sua segunda prisão, Paulo escreveu sua última carta (2 Timóteo) em 67 d.C. Paulo afirma que todos os seus amigos o abandonaram e apenas Lucas estava com ele (2 Tm 4.10,11). Pedro estava lá? Se estava, faltou-lhe cortesia por nunca ter visitado e assistido Paulo na prisão.

Não há nenhum fato bíblico ou histórico em que Pedro transfira seu suposto papado a outro sucessor. Não apenas está claro à luz da Bíblia e da história que Pedro não foi papa, como também não nenhuma evidência bíblica ou histórica de que os papas são sucessores de Pedro.

Ainda que Pedro tenha sido o bispo de Roma, o primeiro papa da igreja (o que é fartamente negado com irrefutáveis provas), não temos provas de que haja legítima sucessão apostólica; e, se houvesse, os supostos sucessores deveriam subscrever as mesmas convicções teológicas de Pedro. Dessa forma, o catolicismo romano defende e prega doutrinas estranhas às Escrituras, que bandeiam para uma declarada apostasia religiosa. Assim, é absolutamente incogruente afirmar que o papa possa ser legítimo sucessor de Pedro, quando sua teologia e sua prática estão em flagrante oposição ao que apóstolo Pedro creu e pregou. Pedro condenou o que os papas aprovam.

 

Pr Marcelo Oliveira

Bibliografia: STOTT, John. A mensagem de Atos. Editora ABU

                    LOPES, Hernandes Dias. O papado e o dogma de Maria. Ed. Hagnos

                    WIERSBE, Warren. Comentário Expositivo. Geográfica Editora

 

8 Responses to Pedro foi bispo de Roma ?

  1. Jean Corrêa disse:

    Ainda que Pedro tenha ido pra Roma alguma vez na sua vida e fundado alguma igreja, ou sido bispo sei lá de que, isso não o referenda como Papa, porque a figura do Papa não tem o menor respaldo bíblico. Ninguém pode receber o título de Substituto do Filho de Deus. A Igreja de Cristo não tem um líder máximo terreno. Ela obedece única e exclusivamente a Jesus Cristo, que é o seu verdadeiro fundador.

    Jean Corrêa
    http://prosadecrente.blogspot.com.br

  2. argumentos coerentes e cristalinos, pr. Marcelo.

    parabéns pela exposição.

    abs, apz.

  3. Pastor Guedes disse:

    Caro Pr. Marcelo,

    A Paz!

    Como vai a família, como vão as coisas?

    Gostei muito desse estudo e resolvi publicá-lo em meu blog, com a sua autorização, claro.

    Deus abençoe o Amigo.

  4. Querido irmão
    Não só a igreja católica romana, mas, um contingente respeitável de igrejas evangélicas também está pregando, ensinando e defendendo doutrinas totalmente estranha às Escrituras.
    Não é preciso ir longe para ter essa comprovação. Basta um pequeno passeio pelos nossos Blogs evangélicos.
    Abraços. Que você continue batalhando para que mais pessoas possam conhecer o verdadeiro Reino de Deus.
    Fabio, cristaodebereia.blogspot.com

  5. Frequentemente, o Pr. Marcelo publica grandes trechos de outros autores fantásticos aqui. Mas quando resolve escrever pessoalmente, Deus fala de uma maneira ainda mais clara, ousada e intrépida.

    Que honra para nós – os apreciadores e seguidores da Verdade – é beber das águas límpidas e fecundas que brotam desta fonte, o seu site!

    Deus pessoalmente te retribua todo esse bem de nos ajudar a caminhar no caminho certo e da maneira certa.

    No amor Dele, que usa os pequenos para denunciar as mentiras que têm sido cultivadas durante séculos.

    Paz do Senhor Jesus Cristo.

    Elaine Cândida

  6. Marcello de Oliveira disse:

    Prezada Elaine, agradeço suas lindas palavras fruto de um coração amoroso. Elas servem de lenitivo e força para continuar minha árdua jornada. O ETERNO recompense teu feito (Rt 2.12 a).

    Nele, Marcello Oliveira

  7. Felippe J Pavinatto disse:

    Meus mais sinceros parabens pelo fato de voce ter abordado com extrema precisao uma das bases da sustentacao da igreja catolica apostolica romana, a qual nao tem fundamentacao biblica, mas sim politica.

  8. Gelvane Filho disse:

    Marcello de Oliveira, que texto ótimo! Deus seja louvado por tamanha clareza e argumentação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *