Quem é responsável pela morte de Jesus?

Quem foi o responsável pela morte de Jesus? Nós cristãos somos acusados de anti-semitismo porque alega-se tentamos fixar a culpa nos judeus, especialmente seus líderes. A responsabilidade pela crucificação de Jesus, no entanto, é muito mais abrangente; não se limita a apenas um grupo de pessoas.

Os evangelistas deixam claro que Judas, os sacerdotes, Pilatos, a multidão e os soldados, todos desempenharam um papel significativo no drama. Além disso, sugere-se em cada caso mais de um motivo. Judas foi movido pela ganância; os sacerdotes, pela inveja; Pilatos, pelo medo; a multidão, pela histeria; e os soldados, pela obrigação insensível. Reconhecemos a mesma mistura de pecados em nós.

O mesmo verbo grego é usado em cada etapa. A palavra grega paradidômi, que pode significar entregar, liberar, desistir ou mesmo trair. Judas entregou Jesus aos sacerdotes. Estes o entregaram a Pilatos, que o entregou à vontade da multidão, que, por sua vez, o entregou para que fosse crucificado.

Mas esse é apenas o lado humano da história. Jesus insistiu que sua morte era um ato voluntário de sua parte, de modo que Ele se entregou a ela: “Ninguém tira a minha vida, mas eu a dou por minha espontânea vontade” (Jo 10.18). E em algumas passagens o verbo paradidômi reaparece. Por exemplo, “o Filho de Deus… me amou e se entregou por mim” (Gl 2.20). Entretanto, há ainda mais uma perspectiva a ser considerada, a saber, a ação de Deus, o Pai ao entregar seu Filho à morte. Por exemplo, Deus é descrito como “aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós” (Rm 8.32).

Finalmente, há uma passagem em que os aspectos divinos e humanos da morte de Jesus são considerados juntos. Pedro pregou: “Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz” (At 2.23).

Neste texto a morte de Jesus é atribuída de igual modo ao propósito de Deus e à perversidade dos homens. Não se faz tentativa alguma no sentido de equacionar o paradoxo. Ambas as declarações são verdadeiras.

Marcelo Oliveira

Bibliografia: Wiersbe. Warren. Comentário Expositivo. Geográfica Editora.

Stott, John. A Bíblia Toda, Ano Todo. Ed. Ultimato.

4 Responses to Quem é responsável pela morte de Jesus?

  1. Olá amado! Por ocasião de uma pascoa, à alguns anos atrás fiz uma série de estudos sobre a morte e ressurreição de jesus. Esse assunto é palpitante. Os textos são relativamente compridos, mas a palavra de Deus sempre nos surpreende. Possivelmente vou postá-los em meu blog. Se o irmão quiser posso cedê-los para serem postados aqui. Quanto mais a palavra de Deus for divulgada melhor.

    Em Cristo.

    Pr. Wanderson

    a-palavraviva.blogspot.com Acesse e divulgue.

  2. antonio disse:

    Seu blog é uma bênção, li algumas coisas, e dou graças pela Graça derramada sobre si, que a cada dia continue a ser esta bênção.Aquilo que escreve seja como pão para o faminto, e água para o cansado.E que cada irmão ao ler suas mensagens seja edificado, exortado no amor derramado no seu coração, a sua alegria, paz e graça, cresçam de maneira a transbordar seu cálice, e atingir os corações.Aproveito a fazer-lhe um convite: Gostaria que fizesse parte dos meus amigos virtuais em meu blog A Verdade Que Liberta. Deixo as minhas cordiais saudações em Cristo Jesus.

  3. Deus, pelo menos, é Santo e infinitamente correto em todas as Suas decisões. Sabia exatamente o que fazia.

    Eu, porém, dignamente posso abraçar-me com a culpa que sobre mim recai, porque quem deveria ter sido cruscificado era eu, e não o inoscente e imaculado Jesus.

    …E mesmo assim ainda me ama!

    Por causa da rica misericórdia de Deus, minha vida está perdoada dessa terrível culpa e amarrada ao futuro de Jesus ao invés do futuro que eu de fato mereço.

    Como é bom pertencer a esse Deus de amor!

    Nele, que morreu por nossos pecados e ressuscitou para a nossa justificação.

    Elaine Cândida

  4. Acho que a chave está na palavra responsabilidade, creio que o responsável é Deus mas o sangue de Cristo está nas mãos de toda a humanidade! Para alguns como benção por confiarem n’Ele e serem justificados e para outros como afirmação da condenação eterna.

    Deus abençõe! Parabéns pelo post e pelo Blog

    Site da Igreja Apostólica Palavra Viva – Jesus-evangelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *