Rob Bell é contra “the hell” – o inferno?

Com sermões ouvidos por mais 10.000 membros, um podcast alcançando 50.000 downloads e milhões de visualizações de vídeo, Rob Bell alcançou um nicho singular no mundo da pregação evangélica, e até foi nomeado um dos dez evangélicos mais influentes pela ChurchReport.com.

Mas agora, Bell, 40, está preparado para criar uma grande controvérsia ao passo que desafia noções amplamente cristalizadas do pôs-vida, e pretende colocar o conceito em julgamento.

Chamado de “uma estrela de rock única no mundo eclesiástico,” Bell está pregando uma mensagem que tem chateado grandemente os evangélicos de todo o país: que um Deus amoroso jamais sentenciaria almas humanas para o sofrimento eterno.

Bell, pastor fundador da Mars Hill Bible Church em Grand Rapids, Michigan, está prestes a publicar seu mais novo livro: “Love Wins: Heaven, Hell, and the Fate of Every Person Who Ever Lived” (O Amor Vence: Céu, Inferno e o Destino de Todas as Pessoas que Viveram).

No livro ele apresenta uma mensagem otimista acerca do pós-vida, desafiando a noção crista de inferno enquanto faz perguntas, como também faz em seus vídeos promocionais: “Apenas pouquíssimos selecionados alcançarão o céu? E bilhões e bilhões arderão eternamente no inferno?”

Não, propõe Bell – vida eterna não começa quando morremos; começa agora mesmo.

Mas outros membros da comunidade evangélica estão definindo suas noções como heréticas.

“Se, de fato, Rob Bell nega a existência do inferno, tal fato é uma negação da verdade bíblica que tem conseqüências espirituais e evangelísticas gravíssimas” disse Albert Mohler, presidente do Seminário Teológico Batista do Sul, ao “Good Morning America”.  

O debate acerca das idéias controversas de Bell causou um tumulto na Internet, blogosfera e Twitter, onde muitos estão desaprovando o que ele prega enquanto outros estão lhe defendendo.

“Não há nada amoroso em pregar um evangelho falso,” tuitou @HarrisJosh.

@CindyCook12345 postou “Rob Bell, tão feliz q vc arrancou sua pele de ovelha”.

Mas Bell realmente tem alguns defensores notáveis dentro da comunidade religiosa, incluindo o Rev. Dr. Serene Jones, presidente do Union Theological Seminary.

“Penso que as pessoas que estão seguindo o Rob Bell nessa controvérsia estão mais próximas da heresia do que ele”, disse Jones.  

“A mensagem de Jesus é que o amor de Deus é mais forte do que qualquer coisa que possamos fazer — e o perdão de Deus é mais forte — então, por que esse Deus torturaria as pessoas em um inferno inventado”, ela disse.

Todavia, muitos evangélicos e teólogos mantêm que a noção de um Inferno existente está bem definida na escritura, afirmando que a palavra aparece 54 vezes na (King James’ Bible) versão do Rei Tiago.

Originalmente em inglês:  http://abcnews.go.com/US/controversial-book-debunk-concept-hell/story?id=13070964

Tradução: Pr Wellington Mariano

Obs: Numa próxima matéria, discorrerei sobre o sentido bíblico da palavra:  Inferno.  Aguardem!  O inferno de fato existe? Ou Jesus foi um lunático quando falou a respeito deste tema?

9 Responses to Rob Bell é contra “the hell” – o inferno?

  1. Penso que essa seja a mentira mais doce que o satanás formulou para enganar a humanidade CONDENADA pelo seu pecado. (Mateus 25.41,46)

    E assim vai mesmo ganhar muita gente para lhe fazer companhia lá, na sua morada dentro do lago de fogo e enxofre, onde serão atormentados para todo o sempre. (Apocalipse 20.7a15)

    Para desacreditar da existência do inferno, devemos, no mínimo, arrancar da Bíblia as páginas do Apocalipse, das cartas de Paulo e também dos Evangelhos, onde há falas a esse respeito que foram pronunciadas pela boca do próprio Jesus.

    Fico triste em ver a falta de sabedoria de um homem tão estudado, que prefere rejeitar a existência do inferno com medo de ir para lá do que de achegar-se mais a Deus e passar bem longe de lá.

    Pois os alertas que Jesus faz da ameaça do Inferno não são para nos afastar – e sim, para nos aproximar mais ainda da segurança que temos no grande amor dEle.

    Bem-aventurado quem lê, ouve e guarda as palavras da Bíblia. Mas coitado de quem as deixa em troca das heresias encantadoras dos últimos dias.

    No amor de Cristo, que não mente.

    Shalom.

    Elaine Cândida

  2. Marcello de Oliveira disse:

    Shalom! Sua participação sempre enriquece este espaço. Continuemos firmes, olhando para Cristo, autor e consumador da nossa fé.

    abr, Pr Marcelo

  3. Ronilson disse:

    Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
    Mateus 24.24
    É meu irmão, muito enriquecedora essa noticia que nos faz chegar, mas na realidade apenas continua se cumprindo o que ja estava relatado na palavra do Senhor como citado no texto referido de Mateus, é pena Pr.Marcelo que muitos continuam iludidos com essas falacias.
    Que Deus nos livre do mal, e como ja dizia o apóstolo “aquele que está de pé cuide para que nao caia”.
    Grande Abraço.

  4. Prezado Pastor Marcelo:
    Estou em trânsito fora de minha cidade. Neste momento aproveitando a trégua de descanso, acessei a internet e encontrei no RSS Feeds esta postagem cujo título me fez visitar o conteúdo por inteiro.

    Segundo alguns contatos que tenho, estamos constatando aqui e acolá o surgimento de surpresas nesse gênero. Figuras publicamente renomadas que anteriormente possuiam um tipo de discurso fundamentado em convicções de fé, de prática, de experiências pessoais e de conteúdos teologicamente convincentes e verdadeiros à luz das Escrituras Sagradas, e ultimamente essas figuras vêm mudando seus dircursos, tomando outras roupagens estranhas que muitas vezes nos deixam pensar e entender que aparentemente elas jamais tiveram experiência cristã genuina em suas vidas.

    Parece que esses “ícones” vão se dobrando à alguma coisa estranha, como se elas jamais tivessem domínio do que aprenderam das Escrituras. Ainda pela frente surgirão muitos contraditos, muitas revelações estão sempre surgindo, e até em nosso país quantos tem “trocado de convicções” como quem troca de roupas…!

    Assim sendo, certamente ainda teremos algumas coisas que veremos nos dias futuros. “Pasmem os senhores!” Mas os contextos estão nos dizendo que precisamos possuir “convicções nas coisas que temos aprendido e das quais estamos convencidos sabendo de quem as temos aprendido.”
    Que o Senhor ajudem os neófitos na fé e os guiem a absorver as coisas de Deus por referenciais seguros, legítimos, autênticos, dignos e honestos, imitadores de Cristo, a quem possam imitar.

    Pb. Glauko Santos,
    AD do Almerinda,
    São Gonçalo-RJ.

  5. Inicialmente quero dizer que não conheço as mensagens deste pregador, mas pretendo apenas opinar sobre este texto aqui no blogue.

    Eu acho que a maneira como a Igreja aborda questões sobre céu e inferno, apegando-se a uma visão metafórica de detalhes passagens bíblicas é que vem causando consequÇencias sérias em termos evangelísticos.

    Penso que não é o medo do inferno que deve servir de instrumento para que alguém se renda ao senhorio de Cristo Jesus. Deus quer ser amado pelo que Ele É, não pelo que tem a nos oferecer, como se o crente precisasse conhecê-Lo para ter uma segurança no pós-vida.

    Eu entendo que céu e inferno representam mesmo o último estado da alma, onde não sei se o fogo que queima as almas seria real ou simbólico. Só que também são representações do estado em que nós nos encontramos vivendo AQUI nesta vida. Pois, quando Jesus diz que quem Nele crê já passou da morte para a vida, o Senhor está se referindo a um céu que pode ser vivenciado aqui mesmo em meio às tribulações e aflições, mediante a fé que nos ajuda a superar.

    Entretanto, se alguém resolve negar a existência do inferno, em todos os aspectos, está negando o sentido da revelação bíblica, a consequência de nossa queda que nos separou do Eterno. Mas, com a reconciliação do homem com Deus, podemos nos eligar ao Paraíso.

    De qualquer modo, penso que é sempre necessário investigarmos o que o Rob Bell está dizendo e acho sempre válido ler os teólogos liberais porque eles muitas das vezes nos mostram uma outras faceta do Evangelho que nem sempre refletimos pelo nosso medo de pensar e transgredir, como faz muito bem o Philip Yancey. Aliás, recentemente acessei um blogue onde o seu idealizador diz não acreditar na existência do diabo. Porém, após ter lido seu artigo, fiquei mais convencido ainda de que de fato a personificação do mal existe.

  6. Em tempo!

    É preciso ficarmos atentos com as intensões de alguns pregadores e conferenciastas que às vezes preferem adotar um discurso com o objetivo de agradar ao público e ter seguidores, ao invés de dizer a verdade doa a quem doer.

    Não estou afirmando que este seja o caso do Rob Bell, pois não o conheço e não o li.

    Acho que pensar livremente é sempre saudável e, quando descansamos na graça e buscamos manter nosso relacionamento com o Eterno, Deus nos trará depois a compreensão que precisamos. Só que quando pessoas resolvem pensar em doutrinas afim de arrebanhar seguidores que não querem se arrepender, vender seus livros no mercado a qualquer custo para ter lucro e não pra edificar, tal pessoa pode estar movida por perversos sentimentos que vão casuasr divisões no corpo.

    Penso que ninguém pode dizer exatamente como será o céu ou o inferno, pois todas as mensagens biblicas que falam sobre coisas espirituais usam elementos terrenos para entar descrevê-las.

    Entetanto, muita gente já vive num verdadeiro inferno (nem preciso ser arrebatado numa visão afim de ver fogo e ranger de dentes numa dimensão qualquer do universo para confirmar o que é andar neste mundo sem Deus). Logo, só o Evangelho pode tirar uma alma do inferno.

  7. Misael M. disse:

    Concordo com o Dr. Rodrigo que ler os textos dos liberalistas edifica mais a fé, tenho tido essas experiências quando leio algo dos agnósticos ou livros que atacam a palavra de Deus, como os do Dan Brown, pois vejo o quanto realmente o Eterno é incomparável.

    Quanto o sofrimento eterno, ele é real, principalmente se você compreender que ele não foi criado para o inimigo e seus anjos e não para o homem. Deus ama a todos e também perdoa, mas como um pai não nos obriga a querer a salvação, se o filho resolve abandonar o pai, ficará pra sempre distante dele.

    As pessoas concordam com esses “evangelistas” porque querem acumular doutores pra suas concupiscências (2 Timóteo 4:3-4), ouvindo doutrinas de demônios (1 Timóteo 4:1).

    Tudo isso é falta de buscar a Deus, não adianta correr pro Pai com medo do sofrimento eterno, isso não é adorar em espírito e em verdade, são pessoas assim que encontram uma brecha para poder continuar em sua vida dissoluta, sem entregar-se totalmente ao Eterno.

    Em tempo, alguns meses atrás postei em meu blog um compêndio que explica melhor o sofrimento eterno, que apesar de estar apenas citado usando termos terrenos, na Bíblia, dá-se para ter a idéia do que realmente é. Quem puder ler terá uma compreensão do engano que foi ensinado até hoje sobre o inferno e o que realmente é o sofrimento eterno.

    God bless you,
    Misael M.

  8. Raquel disse:

    EU GOSTARIA DE SABER QUE TRANSCREVEU OS PERGAMINHOS DOS HOMENS INSPIRADOS PARA NOSSA GERAÇÃO .

    POIS A MUITOS RELATOS JUDAICOS QUE A NOSSA BIBLIA CRISTÃ FOI MODIFICADA NA ERA DOS ROMANOS A FIM DE NOS ENGANARMOS… COMO PODEMOS ALEGAR UMA VERDADE BIBLICA TOTALIZADA NAS MAOS DE QUEM QUERIA DOMINAR O MUNDO? ( NA ÉPOCA ERAM POUCOS QUE TRADUZIAM A LINGUA HEBRAICA E ARAMAICO) QUEM ERAM ESSES HOMESN QUE TRADUZIRAM PARA NÓS ….

    QUANTO AO INFERNO ACREDITO QUE SEM DEUS JÁ ESTAMOS NO INFERNO…

  9. rene disse:

    Concordo com vc, bibliolátria , isso sim é o que está acontecendo, estamos fazendo um deus a nossa imagem e semelhança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *