Sobre facebook e Igreja

O Pr. Samuel Amaro dos Santos (IB em Laje do Muriaé) publicou em “O Jornal Batista”, um bom artigo com o título “Facebook é melhor que igreja?”. Gostei e reparto com meu rebanho. Quatro itens do artigo me atraíram, e comento-os brevemente.

 

 (1) “Crentes que ficam no Facebook fazendo piada, defendendo com unhas e dentes seu time, conversando fiado, falando de novela, e não falam de sua igreja, não a defendem, não promovem suas programações”. Meu comentário: As pessoas defendem com vigor suas paixões. Mas nem sempre a igreja está entre elas. Há quem veja a igreja como a Geni, da música do Chico Buarque: joga pedra nela. Dêem à igreja o tempo que dão ao Face.

 

(2) “Crentes e até líderes de igreja que passam  uma, duas, cinco, dez, e, pasmem, até quinze horas no Facebook e não vão aos cultos da igreja que duram uma hora ou uma hora e meia”. Meu comentário: Desisti de conversar pelo Face. Nem visito página alguma. Para conversa, telefone-me ou envie um email. Um dia perdi (perdi, mesmo) mais de uma hora no Face. Lendo platitudes e vendo troca de ofensas.  Há muita futilidade e pouca coisa que edifica.

 

(3) “Crentes que trocam a comunhão da igreja, o aperto de mão, o sorriso, o abraço, o orar juntos, o ouvir o irmão, o falar com o irmão, o perdoar, a cura nos relacionamentos para ficar sozinho em um ambiente com um computador, um mouse, um teclado, um monitor, etc.”. Meu comentário: As pessoas estão se isolando cada vez mais de pessoas reais. Há crentes que fogem dos outros. A vida cristã tem este componente psicológico de nos interrelacionar com pessoas reais. Somos entes gregários, que precisam de companhia. Por que companhia virtual, se na igreja há companhia de carne e osso?

 

(4) Crentes que compartilham várias coisas menos a sua fé, crentes que curtem várias coisas só não curtem a igreja”. Meu comentário: Alguns até se escondem atrás de pseudônimos em chats na Internet. Conversam imoralidades ou assumem posições contrárias à sua fé.

 

(5) “Crentes que adicionam em sua lista de amigos pessoas que nunca viram, mas que não conhecem nem os membros de sua igreja, seus irmãos em Cristo”. Meu comentário: E se queixam que os irmãos não os amam. Não se envolvem com eles! Têm amigos virtuais, mas não amigos reais entre os irmãos.

Tempo é um bem valioso. E se encurta diariamente. Cada dia, uma folha de nosso calendário é tirada e não é reposta. Não desperdice seu tempo. Se o Facebook ou a Internet tomam mais tempo seu que a  vida espiritual, desculpe-me: sua vida está sendo perdida. A não ser que você seja tão pobre que nem note isto. Não  perca seu tempo. E use-o para sua vida espiritual.

3 Responses to Sobre facebook e Igreja

  1. André Gonçalves disse:

    Graça e paz!

    Pr. Marcello,

    Ontem no culto de Santa Ceia, a mensagem falou sobre usar o tempo, dar tempo para as coisas de Deus.

    No próximo dia 20/04 estarei na direção de uma vigília, véspera de feriado, o que facilita a presença dos irmãos, mas já tem gente dizendo que não vai porque é muito sofrido ficar umas 5 horas em vigília. Mas ficar 5, 6 ou mais horas em uma festa não é sacrifício, mesmo que nas próximas horas tenham que ir ao trabalho.

    Ainda há tempo de rever conceitos e prioridades. O amor fraternal e espiritual está esfriando. Já não se tem mais tempo de apertar a mão do irmão, de conversar e confraternizar uns com os outros no fim do culto. Quando o dirigente diz amém ao término do culto, muitos já foram embora.

    Na paz de Cristo,

    André Gonçalves.

  2. Olá irmão. só uma correção. vc disse que iria destacar 4 itens, mas destacou 5. um abraço.

    Pr. Wanderson.

  3. Caio Baraldi disse:

    Olá amado irmão! Primeiro parabéns por seu site. Muitas vezes fui edificado por seus posts! Glória a Deus por isso! Quanto ao FACE tenho o seguinte pensamento: o espírito do FACE é de compartilhar e interagir. E através disso causar diversão! Como tudo o que existe no tempo atual existem os que fazem mal e bom uso dos meios que dispõem! Infelizmente muitos cristãos perdem eu tempo fazendo tolices no FACE, twiter etc…Creio que podemos fazer diferença e influenciar as pessoas se usarmos as mesmas ferramentas de modo positivo e por meio deles divulgar o cristianismo. CAso contrário podemos cair no outro extremo… não nos envolvermos onde as pessoas estão e aí…
    Parabéns por sei site! Deus o abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *