Steve Jobs, Nem e o evangelho

No boletim da PIB de Vila Formosa, de Sampa, vi a notícia, tirada da Internet, que  Antônio Bonfim Lopes, o Nem, chefe do tráfico na Rocinha, fazia cultos em sua casa. Ele disse: “Não vou para o inferno. Leio a Bíblia sempre, e faço cultos em minha casa, chamo pastores”.

Não sei o que pregaram em sua casa. Tampouco que textos bíblicos lhe deram para ler. Sobre bênção? Prosperidade? Não sei, mas o evangelho é que não. O evangelho chama ao arrependimento e mudança de vida (Mt 3.2, 4.17 e At 2.38). Mas, para muita gente, se cantou algum corinho, falou alguma coisa sobre Deus, fez alguma oração, se pregou o evangelho. O que pregaram na casa do Nem para ele dizer que vai para o céu porque faz cultos e chama pastores? Desde quando pastor ou culto salvam alguém? O problema é que muita igreja não fala de salvação, nem de céu ou inferno, apenas de prosperidade, saúde e vida feliz. Pregam bênçãos e não Jesus Cristo, o Salvador. Elas são o mel, não o sal de terra. Adoçam a boca do mundo, para atrair clientes.

Quando Steve Jobs morreu, alguns evangélicos se zangaram porque alguém disse que partiu sem Cristo. Veio o coro já gasto: “Não julgueis”, de gente que se esquece que a Bíblia sinaliza bem e que Jesus disse para julgar: “Não julgueis pela aparência mas julgai segundo o reto juízo” (Jo 5.24). Jobs era budista. O budismo é uma religião atéia e ele mesmo pediu que não se fizesse nenhuma cerimônia religiosa. Era paparicado pelos internautas, e estes o colocaram num céu que ele não cria nem queria. Mas Nem era o homem do dinheiro e do poder. Talvez fosse paparicado por igrejas e pastores. O dinheiro tem tomado o lugar de Jesus, em muita pregação.

A questão não é Nem ou Jobs, mas o que se prega como sendo o evangelho. Há uma feroz competição por público e isto cria uma preocupação em alguns de fidelizar clientes, dando-lhes o que eles querem. Um dos líderes do movimento de mega-igrejas, indagado da razão de tanta gente em seus cultos, disse: “Nós damos ao povo o que o povo quer”. Mas o evangelho não é dar ao povo o que ele quer, e sim o que Deus quer.

As pessoas precisam conhecer o amor de Deus mostrado na cruz. Precisam admitir que são pecadoras, estão longe de Deus, que sua vida não o agrada, e devem se arrepender e crer em Jesus. O evangelho não é auto-ajuda, e o Deus Santo não é o bonachão Papai Noel. Não se pode distorcer o evangelho ou amaciá-lo para atrair clientes.

A declaração de Nem é errada. Igrejas e pastores não são culpados por ela. Mas ela mostra que não lhe pregaram o evangelho. Continuou traficante e acha que se salvará porque faz cultos e recebe pastores. Ele não ouviu o evangelho.

Pr Isaltino Gomes

6 Responses to Steve Jobs, Nem e o evangelho

  1. A pergunta que eu colocaria aqui é quem está pregando o Evangelho?

    Quem?

    Os crentes reformados que seguem a ortodoxia cristã?

    E o que significa evangelizar? Incutir doutrinas nas mentes das pessoas e levá-las a aderir a uma cultura cristã?

    Não tenho nada a dizer a respeito de Jobs, sua fé e como ela a vivia porque pouco conheci a seu respeito, exceto depois que o mesmo veio a falecer. E o fato de alguém seguir a filosofia do Budismo não significa que esta pessoa tenha “partido sem Deus” pois pelo que sei os budistas respeitam muito a espiritualidade. Não são epssoas alienadas.

    E o Nem da Rocinha? Até que ponto poderíamos julgá-lo? Será que nos tempos de Jesus não existiram muitos publicanos que também viviam da ilegalidade? Porém, aí se nos recordarmos de Mateus e de Zaqueu, veremos que se tratam de duas vidas transformadas pelo Evangelho. Tanto é que eles abandonaram seus estilos de vida antigos.

    Não sei como era a vida do Nem ultimamente. Mas entendo que, quando o Evangelho chega na vida de alguém, há uma transformação interior radical. E aí, por causa de umarrependimento verdadeiro, tal pessoa não poderia mais viver vinculada ao tráfico e coisas ruins.

    Ainda assim, abstenho-me de fazer qualquer julgamento. Até porque Deus não nos permite julgar pessoas, mas tão somente as causas, motivo pelo qual a Torá determinou que Israel tivesse os seus shofetim. Só que quando estamos a julgar se fulano agiu com ética diante de Deus ou se a sua conversão foi vedadeira, aí já entramos na esfera de competência daquele que é o justo Juiz.

    De qualquer modo, estou de acordo sobre a maneira como o Evangelho tem sido “pregado” hoje com o objetivo de aumentar rapidamente o número de seguidores de um líder ou de uma denominação, assim como não concordo com a confisão que se faz do Evangelho com as doutrinas eclesiásticas e com a ortodoxia cristã, pois pra mim o Evangelho é uma convocação para que as pessoas sigam os passos de Jesus na construção do Reino de Deus na Terra.

    Abraços.

  2. Excelente reflexão do Pr Isaltino!

    E ao contrário do que disse o Sr Rodrigo, seguir a filosofia budista leva inevitavelmente, a uma vida sem Deus, pois NÃO HÁ DEUS no budismo! E ainda que “respeitem muito a espiritualidade”, isso não tem nenhuma relação com o respeito ao Espírito Santo de Deus que nos convence do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:8).

    É claro que qualquer afirmação do tipo “foi para o céu”, ou “foi para o inferno”, deve ser evitada, mas não podemos negar que a salvação é um dom da graça de Deus mediante a fé em CRISTO JESUS nosso SENHOR. E esta fé produz toda uma sorte de transformações na vida do ser humano, de modo que, até um certo ponto, é possível conhecer os verdadeiros filhos de Deus pelo que fazem e dizem (Mt 7:15-20).

    O Evangelho, a Boa Nova de Salvação, é Jesus Cristo! É Aquele que deve ser anunciado, pregado, adorado, exaltado e buscado em todo instante!

    Glória a Deus, hoje e eternamente,

    Amém!

  3. gabriela disse:

    Deus continue abençoando este trabalho. abraços e fique na paz do Senhor Jesus
    http://www.mensagensedificantes.com

  4. Salviano Adão disse:

    MUITO BOM, LINDO BLOG! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apoia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma sequência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em: http://www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque : “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão.” ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. ”(II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6) Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas. http://www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

  5. Eliana Ferreira de Araujo disse:

    Graças a Deus pois há alguém que tem se levantado na proclamação da Verdade que liberta. É tempo de falar sem medo e com muita ousadia pois a Eternidade nos espera e depois se não poderá mudar a escolha feita enquanto em vida aqui na terra. É tempo de buscar ao Senhor enquanto se pode achar e invoca-lo enquanto está perto(Is.55.6).
    É tempo de escolher e trilhar o Caminho estreito, renunciando às coisas vãs que não podem satisfazer. É tempo de clamar ao Senhor por nós, nossas famílias, nossas igrejas e nosso país para que tenha misericórdia pois o Dia do Senhor está perto.
    É tempo de pedir ao Pai que nos encha com seu Divino Espírito, afim de que possamos ser fiéis testemunhas de Jesus. Ainda há tempo de voltarmos ao Primeiro Amor e à semelhança de Estêvão, contemplarmos A Glória de Deus.

  6. Vinicius disse:

    Olá meu amado irmão em Cristo Jesus! Eu li o seu texto e vi um “errinho”. O texto que fala “Não julgueis pela aparência mas julgai segundo o reto juízo” está em João 7:24 e não em João 5:24. Que a graça, bondade e misericórdia do Senhor Jesus esteja contigo. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *