Pr Walter Brunelli lançará Teologia Sistemática Pentecostal

SHALOM! É com grande alegria que comunico os nobres leitores deste blog, que meu amigo Pr. Walter Brunelli,  lançará uma Teologia para Pentecostais, (Uma Teologia Sistemática e Expandida).  Uma obra que vem Leia Mais »

Pérolas da carta de Paulo à Filemon

A carta de Paulo a Filemon é a mais breve entre as cartas que formam a coletânea paulina e consiste apenas em 335 palavras no grego original. É pequeno no tamanho e Leia Mais »

Onesíforo, um bálsamo na vida de Paulo

Paulo havia exortado Timóteo a guardar o evangelho, pois diante da perseguição, muitos cristãos abandonariam o evangelho. Ao longo de 2º Timóteo, Paulo encoraja Timóteo a não se envergonhar do evangelho nesse Leia Mais »

Uma curiosidade inédita sobre Jonas

Para compreendermos o significado dos acontecimentos do livro de Jonas capítulo 3 é necessário saber que os ninivitas adoravam o deus-peixe, Dagom, parte humano e parte peixe. Eles acreditavam que ele tinha Leia Mais »

Afinal, quem é o cavaleiro branco de Apocalipse 6?

A adoração descrita em Apocalipse 4 e 5 é um preparativo para a ira descrita em Apocalipse 6 a 19. Pode parecer estranho adoração e julgamento andarem juntos, mas isso se deve Leia Mais »

Afinal, Acazias começou a reinar com 42 ou 22 anos?

Os escribas estavam sujeitos a cometer dois erros de redação. Um deles dizia a respeito aos nomes próprios e o outro relacionava-se aos números. Realmente, desejaríamos que o Espírito Santo restringisse todos os copistas das Escrituras ao longo dos séculos, impedindo-os de cometer erros de qualquer natureza. No entanto, uma cópia isenta de falha exigiria um milagre e Deus não quis que a divulgação de sua Palavra percorresse esse caminho.

Está além da capacidade de qualquer pessoa impedir todo e qualquer lapso da caneta ao copiar página após página de qualquer livro – sagrado ou secular. No entanto, podemos ter certeza de que o manuscrito original de cada livro da Bíblia, tendo sido inspirado diretamente por Deus, estava isento de todo erro.

Também é verdade que nenhuma variação comprovada nas cópias dos manuscritos originais que chegaram até nós altera alguma doutrina da Bíblia. Nesse ponto, pelo menos, o Espírito Santo exerce sua forte influência restritiva, ao supervisionar a tarefa de transmissão do texto.

Esses dois exemplos de discrepância numérica relacionam-se com a dezena dos números mencionados. Em 2 Crônicas 22.2 Acazias teria 42;  em 2Rs 8.26, apenas 22. Felizmente dispomos de informações adicionais no texto bíblico os quais nos mostram que o número correto é 22.  Em 2Rs 8.17 diz-nos que o pai de Acazias, Jorão, filho de Acabe, tinha 32 anos quando se tornou rei, vindo a falecer oito anos mais tarde, aos 40. Portanto, Acazias não poderia ter 42 à época em que seu pai morreu, aos 40!

O caso de Joaquim é semelhante. Sua idade ao ascender ao trono nos é fornecida por 2Crônicas 36.9,10: 8 anos, embora 2Crônicas 24.8 nos informa que tinha 18 anos. Há informações suficientes no contexto para convencer-nos de que 8 é o número errado, e 18, o certo. Em outras palavras, Joaquim reinou apenas três meses; no entanto, ele já era adulto e podia ser responsabilizado; “fez o que era mau aos olhos do Senhor” e por isso foi julgado.

Observe-se que em todos os casos é o número da dezena que varia. No de Acazias, temos 42 num relato e 22 no outro. No de Joaquim é 8 contra 18.

Pr Marcelo Oliveira

 

 

Pequeno sino encontrado remete ao período do 2º templo

Um pequeno sino dourado encontrado depois de 2.000 anos num antigo esgoto abaixo da Cidade Antiga de Jerusalém foi apresentado domingo (24) por arqueólogos israelenses, que o classificaram como um achado raro. A esfera de meia polegada (um centímetro) de diâmetro tem uma pequena alça que parece ter sido usada ??para costurá-la como um ornamento para a roupa de um residente rico da cidade há dois milênios, disseram os arqueólogos. Quando Eli Shukron da Autoridade de Antiguidades de Israel agitou o sino, o som metálico fraco era algo entre um tilintar e um chocalho. [clique aqui para escutar] O Antigo Proprietário do sino provavelmente "andou na rua, e de alguma forma o sino de ouro caiu de sua roupa para o canal de drenagem", disse Shukron. A relíquia foi encontrada na semana passada. Shukron disse que este sino foi o único encontrado em Jerusalém da época do Segundo Período do Templo, sendo por isso um achado "muito raro". O Segundo Templo durou de cerca de 515 aC até 70 dC. O livro bíblico do Êxodo menciona pequenos sinos dourados costurados na orla das vestes dos sacerdotes do Templo, junto com romãs decorativas. Os artesãos encarregados de fazer as roupas sacerdotais e implementos, de acordo com a Bíblia, "faziam os sinos de ouro puro e prendiam os sinos ao redor de toda orla do manto, entre as imagens das romãs." (Êxodo 28:33-34 e 39:24-26) Não se sabe se este sino foi anexado a uma peça de roupa sacerdotal. Nele há apenas a gravação de um padrão de canais circulares, começando no topo.

 
Sino encontrado nos esgotos da Cidade Antiga de Jerusalem (FONTE: Israel Antiquities Authority)

O sino foi encontrado no interior das muralhas da Cidade Velha, a poucos passos do local dos Templos judeus – o complexo sagrado conhecido pelos judeus como Monte do Templo e pelos muçulmanos como o Nobre Santuário. O local é o lar da Mesquita Al-Aqsa e o santuário islâmico conhecido como o Domo da Rocha. A escavação do esgoto é parte das Escavações da Cidade de David na parte mais antiga de Jerusalém, que fica do lado de fora dos muros da cidade atual e debaixo do bairro palestino de Silwan. No passado, os Palestinos opuseram-se a escavações israelenses nessa área. O esgoto, que se imagina ter sido usado pelos rebeldes judeus para fugir dos legionários romanos que arrasaram Jerusalém e seu Templo em 70 dC, será preparado para ser aberto ao público no final deste verão.

 
…………………………….
Jim Davila, em Paleojudaica, comenta sabiamente sobre a interpretação de que este sino poderia ter pertencido a um sacerdote ou um homem de grande autoridade:
"Bem, talvez. Por um lado é verdade que as únicas referências para sinos de ouro na Bíblia hebraica são sinos nas vestes do sumo sacerdote (Êxodo 28:33-34; 39:25-26). Por outro lado, em primeiro lugar, a única outra menção de sinos (com uma palavra hebraica diferente) refere-se a ornamentos de cavalos (Zacarias 14:20). Presumivelmente, os sinos eram usados ??em muitos outros contextos, por isso nossa amostra de alusões culturais é limitada. Mas, você pode perguntar, onde foram parar os sinos de ouro? Bem, em segundo lugar, Isaías 3:16-18 refere-se a pulseiras que as mulheres ricas de Jerusalém usavam em seus tornozelos e que "soavam" ou faziam algum tipo de ruído de bracelete. Estas senhoras claramente usavam muitas jóias e adornos (ver também vv. 19-23), então parece inteiramente provável que elas às vezes usavam sinos como jóias e que alguns daqueles sinos poderiam muito bem ter sido feitos de ouro. E sabemos que as damas da época do Segundo Templo em Jerusalém gostavam de usar brincos de ouro. Portanto, este sino não precisa necessariamente ter vindo de "um homem de grande autoridade"."
 
 
P.s>> Meus sinceros agradecimentos ao amado irmão Wellington Mafra pela tradução e disposição de traduzir este texto.

Lídia – Uma cristã para este tempo

INTRODUÇÃO

Asiática, nascida em Tiatira (v. 14). Nome vem da região da Lídia, onde Tiatira ficava. Seu nome era adjetivo, “a mulher lídia”. De alta posição social, solteira ou viúva; casa é sua (v. 15). A igreja em Filipos começou com ela. E alcançou pessoas de alta posição social: Atos 17.4 e 12. Convertida ao judaísmo, entendeu o evangelho (v. 14). Traços do seu caráter nos orientam em nossa vida. Uma cristã para este tempo.

1. UMA CRISTÃ PARA ESTE TEMPO DEVE SER UMA MULHER DEVOTA

“Ela adorava a Deus” (v. 14). Alcançada em reunião de oração (v. 13). Onde não havia sinagogas, os judeus se reuniam á beira de rios. Ela congregava com os irmãos. Lição: buscava a Deus e foi encontrada por ele. Ensina o valor da devoção ao Senhor e de congregar-se com os irmãos. Hebreus 10.25. Honra: primeira convertida na Europa. Mulheres piedosas são uma bênção para o reino.

2. UMA CRISTÃ PARA ESTE TEMPO DEVE TER UM AMOR SINCERO

Tinha posses. Era comerciante. Corantes da região de Lídia eram famosos. Hospedou os apóstolos (v. 15). Sua casa, local de encontro dos irmãos (At 16.40). As igrejas se reuniam em casas. 1Timóteo 5.10. Hospitalidade é virtude cristã: Hebreus 13.2, 1Pedro 4.9. Lídia tinha amor de atos, nao apenas palavras. Pôs recursos na obra.

3. UMA CRISTÃ PARA ESTE TEMPO DEVE MARCAR  VIDAS

Não é citada, mas está referida em Filipenses 1.3-7 (principalmente o v. 5) e 4.1-3. Parte dos heróis da implantação do evangelho. Não pregava, não “ministrava” louvor nem estudos, mas servia. Era serva de Deus. Pôs o que tinha a serviço do evangelho. Serviço cristão envolve bens materiais.. Lídia era serva e marcou vidas. Vida cristã não é busca de domínio, mas ser útil.

CONCLUSÃO

Uma mulher pouco conhecida, mas que nos deixa boas lições: o valor da devoção, o valor da hospitalidade e o valor da utilidade. Estas são marcas de um cristão. São achadas em nossas vidas? Graças a Deus por tantas Lídias! São mulheres cristãs necessárias a este tempo.

Pr Isaltino Gomes

Pr Marcelo, pregará na AD Madureira – Assista ao vivo!

Shalom!

Amados irmãos e amigos [as], com o favor de Deus, estarei na séde das AD de Madureira no RJ, neste domingo dia 24/07/11  pregando a Palavra do Eterno. 

Expresso minha gratidão ao Rev. Abner Ferreira por tão honroso convite.  Esta igreja histórica foi  fundada pelo nobre Pr. Paulo Leivas Macalão, um dos grandes pioneiros das AD do Brasil e autor de inúmeros hinos da Harpa Cristã.

Você poderá assistir AO VIVO o culto pela internet a partir das 18h00 deste domingo.

Acesse: http://www.admadureira.com.br/ – clique em TRANSMISSÃO ON-LINE.

Divulgue em seus sites, blogs e para todos os seus contatos.

Um abraço, Pr Marcello Oliveira

O que aprendemos com Rode ?

INTRODUÇÃO

Rode significa “rosa”, em grego (rhode). Era doméstica na casa de Maria, mãe de João Marcos (vv. 12-13). Na igreja primitiva havia gente de posses, e com escravos gregos. Marcos era primo de Barnabé, outro irmão de posses, na igreja (Cl 4.10). Maria e Barnabé eram parentes. Barnabé era judeu cipriota (At 4.36), nascido, então, em Chipre. A família veio de fora, para Jerusalém. E Rode veio com ela. Assim a encontramos com os primeiros cristãos, ex-judeus. Ela, gentia, estava com eles. Havia uma grande mobilidade das pessoas, na época, o que facilitou a expansão do evangelho. Pensemos em um pouco em Rode, uma cristã comum, mas como todo cristão deve ser, uma pessoa marcante.

1. DE FORA, MAS ENTROU

Rode era gentia. Mas estava com a igreja. Não se diz explicitamente que era convertida, mas estava com os convertidos. Escravo não descansava, trabalhava enquanto os donos estavam acordados. Não se diz que ela estava orando, mas ela conhecia Pedro, e sabia o motivo das orações. É justo supor que fosse cristã. Alegrou-se em ver Pedro (v. 14). A palavra grega significa “comovida”.  Era de fora, gentia, mas abraçou a fé cristã. Bom ensino: a graça de Deus é para todos e quem a conhece deve abraçá-la. E deve se comover com as bênçãos de Deus. Deus não faz acepção de pessoas e escravos e crianças (gente sem valor) podem desfrutar da graça e serem instrumentos de Deus.

2. NÃO SE ABATEU COM A DESCRENÇA

Crentes curiosos: pedem algo a Deus, que responde, e eles não crêem (vv. 5, 15-16). Muitos de nós agimos assim! Rode não se deixou levar por questões racionalistas ou teológicas, muito menos com o descrédito para com ela (v. 15). Havia uma crença judaica de que cada pessoa tinha um anjo da guarda, parecido com a pessoa. Rode não quer saber de crença popular, mas viu que Deus responde a oração. Outro ensino: creia nas respostas de Deus. Não diga “Que coincidência!”, nem ore descrendo. Resposta de oração não depende de conhecimento, mas de Deus, que age como quer. Devemos crer no que Deus faz, sem desanimar diante das pessoas.

3. SAIU DE CENA

Não se lê mais nada de Rode. Simplesmente foi um acessório, dentro do contexto geral da revelação. Não se tornou grande vulto pelo que aconteceu. Muitos crentes querem ser “figurões” porque algo lhes aconteceu ou porque foram usados. Rode cumpriu seu papel. Entrou e saiu dele. Ela não era o tema central. O fundamental no texto é que Deus responde orações e age pelo seu povo. As pessoas são secundárias. Outro ensino: nada de culto à personalidade. Deus não nos deve nada. Alguém pode ser instrumento de Deus, mas a glória é dele, e não do instrumento.

CONCLUSÃO

Rode deveria ser uma adolescente, pois os criados eram alforriados quando passavam de um tempo determinado de serviço. Deus usa pessoas de todas as idades. Não importa a sua idade, você pode ser um instrumento para dar boas notícias a alguém. Deus usa pessoas de todas as camadas sociais. O rico Barnabé, a rica Maria e a escrava Rode. E outra mensagem: a igreja é para todos, quer ricos quer pobres. Deus não faz acepção de pessoas.

Qual é a explicação científica do sol e a lua ter parado em Josué 10.12,13?

O livro de Josué registra vários milagres. Nenhum deles, contudo, é tão digno de nota, nem tão discutido, como esse que se refere a um dia prolongado, com o dobro das 24h normais. Foi o da batalha de Gibeom (Js 10.12-14). Tem-se objetado que se de fato a Terra houvesse parado de girar por 24h, uma catástrofe inconcebível teria esmagado o planeta e tudo o que estivesse em sua superfície.                         

Os que crêem na Onipotência de Deus de modo nenhum concordam com a idéia de que Iavé não teria impedido esta tragédia; o Senhor teria suspendido as leis físicas que provocariam o desastre. No entanto, com base no próprio texto hebraico, não nos parece crer que a Terra subitamente tenha parado, não executando mais seu movimento de rotação sobre si mesma. Assim diz o v. 13: “O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se quase um dia inteiro”.  As palavras “não se apressou” parecem indicar um retardamento do movimento solar. Em vez de 24h, o dia teria sido de 48h.

Há apoio para esta idéia: pesquisas trouxeram à luz relatos de fontes egípcias, chinesas e hindus a respeito de um dia muito longo. Harry Rimmer que alguns cientistas do Observatório de Harvard traçaram a origem desse dia que falta aos tempos de Josué.

Outra possibilidade de interpretação decorre de um entendimento um tanto diferente da palavra hebraica dôm (traduzida por KJV por “mantém-te quieto”). É vocábulo que normalmente se traduz por “estar em silêncio”, “cessar”. Estudiosos como Robert D. Wilson, de Princeton, interpretam a oração de Josué como petição no sentido de o sol cessar de derramar seu calor sobre suas tropas em batalha, de tal modo que pudessem prosseguir lutando sob condições mais favoráveis. A tempestade destruidora, de granizo, que acompanhou a batalha, dá alguma credibilidade a essa opinião, a qual tem sido defendida por homens de inquestionável ortodoxia. No entanto, é preciso que se admita que o v. 13 parece favorecer o prolongamento do dia: “E o sol se deteve e a lua parou… O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.

Keil e Delitzsch sugerem que ocorreu um prolongamento miraculoso do dia, caso tenha parecido a Josué e a todo o Israel que ele se prolongou de fato, de modo sobrenatural. O exército conseguiu fazer em um dia o trabalho de dois. Teria sido difícil para eles dizer se a Terra estava girando a sua velocidade normal, se a sua rotação fosse o único critério para a medida do tempo. Eles acrescentaram outra possibilidade: Deus poderia ter produzido um prolongamento ótico da luz solar, tendo prosseguido sua visibilidade após a hora normal do pôr-do-sol, mediante refração especial dos raios solares.

Pr. Marcelo Oliveira

 

 

 

 

 

Pr Isaltino dá uma “invertida” em Mailson da Nóbrega

Na revista “Veja”, de 29.6.11, Maílson da Nóbrega, postou o artigo “Falácias e verdades”. Sempre leio sua coluna, porque desejo compreender matérias sobre as quais não estudei. Ele é economista e sabe Economia. Como estudei outras disciplinas, mas não esta, aprendo dele. Mas no “Falácias e verdades” ele sai da área da economia e cita a Bíblia. Como acontece com as pessoas que se aventuram a fazê-lo sem a conhecer, se equivoca duas vezes.

O primeiro equívoco é quando Maílson afirma: “O Sol, dizia a Bíblia, girava em torno da Terra”.  O segundo é quando diz que Galileu, que negou esta posição, chamada geocentrismo, e  afirmou o heliocentrismo (o Sol é o centro, e não a Terra), teve que se retratar “para não ser queimado vivo pela Inquisição”.

Li a Bíblia dezenas de vezes e li alguns de seus trechos nos originais hebraicos e gregos. Ainda não vi esta afirmação na Bíblia, de que o Sol gira ao redor da Terra. Cada semestre leio a Bíblia numa versão diferente. Não sei qual a versão que Maílson usou para fazer esta afirmação.

Outro equívoco é sobre Galileu ter se retratado de que a Terra girava ao redor do Sol “para não ser queimado vivo pela Inquisição”. Bem, Dr. Maílson, se ele fosse queimado morto não lhe faria muita diferença. Não sentiria nada. Mas esta afirmação é uma mentira que se cristalizou e que pessoas de cultura geral superficial repetem, por não examinarem. Apenas matraqueiam o que ouvem.

O inquisidor Roberto Bellarmine, ouvindo esta idéia de Galileu, foi procurá-lo. Em 1616, Galileu chegou a Roma, ficou hospedado na Vila Médice, encontrou-se com o papa mais de uma vez e compareceu a várias recepções. Bellarmine disse que ainda que tal teoria fosse provada, precisariam examinar com cuidado passagens bíblicas que “parecem ensinar o contrário” (afinal a Bíblia faz um relato fenomenológico, e não científico – como nós, que dizemos que “o Sol se pôs” ou “o Sol nasceu”). E que ele, pessoalmente, não acreditaria até que “tais provas (…) me sejam apresentadas”.

O problema surgiu em 1632, quando Galileu escreveu Dialogue concerning two chief world systems (“Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo”). Nele, Galileu alegava ter demonstrado a verdade sobre o heliocentrismo. Um de seus argumentos era que o movimento da Terra ao redor do Sol causava as marés. Ele estava errado, pois é a Lua, basicamente, que causa as marés. Galileu também errou ao supor que os planetas se movem em órbitas circulares, mesmo com Kepler, tendo mostrado que as órbitas planetárias são elípticas. Galileu disse que Kepler estava errado, e hoje se sabe que  o errado era ele.

O problema foi que, para mostrar o diálogo entre os dois sistemas, Galileu ridicularizou o papa. O personagem científico representava Galileu. O personagem religioso representava o papa e se chamava Simplício (“Simplório”). Simplício fazia afirmações tolas e o  cientista as refutava com classe. A mesma tática que se emprega hoje: os religiosos são trogloditas culturais, retrógrados, indo contra o progresso. A ciência é a grande redentora, a libertadora dos preconceitos (embora os cientistas sejam grandemente preconceituosos, principalmente quando dão um toque de absoluto à suas afirmações e ridicularizaram os discordantes).

Galileu fez como Maílson: ao invés de ficar em sua área resolveu fazer afirmações sobre a Bíblia, dando sua interpretação de textos. Jesuítas lhe disseram que não se aventurasse neste terreno, porque não era sua alçada. Galileu ignorou este conselho, e continuou com suas “teologadas”. Quando foi denunciado à Inquisição, havia muito mais que geocentrismo e heliocentrismo em discussão.

Em 1633, Galileu foi a Roma, onde foi tratado com respeito. Poderia ter vencido o processo, mas descobriram que ele havia firmado um compromisso com Bellarmine, que o procurara em nome da Igreja, e que não honrara o compromisso. Não é verdade que ele tenha negado o heliocentrismo e dito, entre os dentes, “Mas ela se move”. Isto é lenda. Galileu não foi preso nem torturado. Ficou sob a tutela do arcebispo de Siena, em seu magnífico palácio, por cinco meses.

A Igreja não foi sensata no episódio. Mas Galileu não foi um cientista perseguido pelo obscurantismo religioso que se voltava contra o progresso. Como disse Whitehead: “Galileu sofreu uma detenção honrosa e uma leve repreensão, antes de morrer em paz em sua cama”. Recebeu tratamento mais respeitoso da Igreja que aquele que os cientistas hoje dão aos religiosos: fundamentalistas, reacionários, obscurantistas, anti-progressistas, etc. Porque, pior que a fogueira, é a execração pública. A fogueira mata logo. O ridículo diante do mundo mata todos os dias.

Ditas estas coisas, Dr. Maílson, faça o que o senhor sabe muito bem: fale de Economia. De Bíblia e de Teologia, pergunte antes de afirmar. Para os desconhecedores, o senhor arrasou. Para mim e outros que conhecem o assunto, o senhor “pagou mico”.

Pr. Isaltino Gomes

Participe e concorra a Edição Especial da Revista Apologética!

Shalom!

Amados irmãos e amigos [as], sortearei 1 exemplar da nova edição da Revista Apologética Cristã.

Esta edição especial trata da questão do desafio da igreja diante do movimento gay.  Nomes como: Augustus Nicodemos, Natanael Rinaldi, Norman Geisler, William L. Craig, entre outros é o time que compõe esta seleta revista.

Abaixo os critérios para que você possa concorrer a 1 exemplar da melhor revista Apologética do Brasil:

1) Insira seu nome completo e a cidade que você reside.

2) Responda a questão: “Onde lemos na Bíblia de uma bola rolando no AT”? A resposta deverá ser enviada para o e-mail: evmarcello.olliver@gmail.com

3) As respostas que forem inseridas no site serão desconsideradas. No campo dos comentários insira apenas seu nome completo e sua cidade.

Deus vos abençõe!

Pr Marcelo Oliveira

SÉLA- HAMARH’LEKOT- ????? ?????????????

01- Cada um de nós, por certo, habituou-se, desde a infância, a amar Davi e as lindas histórias a ele relacionadas. Somos, na verdade, admiradores dos grandes personagens bíblicos como José, Josué, Calebe, Moisés e muitos outros homens de Deus. Entre as muitas lições que deles temos para nós, entretanto, não desconhecemos, certamente, o treinamento de fé  que Deus tinha para cada um desses valorosos homens.

02- Vinha Davi sofrendo perseguição doentia do rei Saul por quem tinha muito respeito. E, à luz de I Samuel 23:14 a 29, ficou numa situação insustentável tal o cerco montado pelo rei Saul e seu exército. Fora Davi denunciado pelos zifeus, pois a tendência de “fofocar” é antiga e insaciável por parte de quem se presta a isso. Não é em vão que diz Levítico 19: 16 “Não andarás como mexeriqueiro entre os teus povos”.  Além disso, quem desse tal contribuição, localizando o jovem Davi, seria muito recompensado e bem-visto perante o rei: os filhos de Zife foram até tidos como benditos pelos lábios de Saul por fornecerem a notícia do esconderijo de Davi (v 21).

03- Aproximando-se Saul e seu exército de Davi e de seus homens bem como de mulheres e crianças e, sendo o local um penhasco e sem possibilidade de fugas, não havia alternativa para Davi, a julgar por uma ótica humana, a não ser cair nas mãos de Saul. No dizer de MESQUITA, “Davi estava cercado e só um milagre o salvaria porque nem lugar havia para uma retirada”. Diz o verso 26: “E Saul ia desta banda do monte, e Davi e os seus homens da outra banda do monte. E sucedeu que Davi se apressou a escapar de Saul; este, porém, e os seus homens cercaram Davi e os seus homens para lançar mão deles.

Com efeito, diz o douto Mestre F. VITOLS, no rodapé da Bíblia Vida Nova: “Pedra de Escape, duas interpretações: a primeira, em que o verbo hebraico (halaq) é traduzido por “ser liso”, (que escapa); a segunda, em que o verbo é traduzido por “dividir”, “separar”. O verbo halaq, com sentido de “escape”, aparece uma só vez na” Bíblia” (?????halak:  liso, sem pelo; verbo ???????– leHalêk: dividir, repartir – ALS).  

04- Pela situação difícil armada para Davi, não havia mesmo escape. Mas eis que o milagre surge estando Davi na iminência de ser capturado, vivo ou morto; foi mesmo uma providência de Deus, pois veio um mensageiro de Saul dizendo: “Apressa-te, e vem, porque os filisteus com ímpeto entraram na terra”, (v 27). Tal acontecimento fez que Saul voltasse imediatamente ao encontro dos filisteus e em defesa do seu povo.

Registra a versão corrigida, no final do verso 28: “por esta razão aquele lugar se chamou SÉLA HAMARH’LEKOT”  – ????? ????????????? (Pedra de Escape).

A versão atualizada diz: “Por esta razão aquele lugar se chamou PEDRA DE ESCAPE”.

05- Quando falamos “SÉLA- HAMARH’LEKOT” – ????? ?????????????, expressamos o livramento de Davi numa hora tão oportuna. Na verdade, Deus tem o seu livramento para conosco também nas diversas circunstâncias pelas quais passamos ou haveremos de passar. Às vezes, ouvimos alguém dizer: “Já não agüento mais”, “Não mais suporto” ou “Não sei o que fazer”. Podemos chegar à compreensão de que tal atitude retrata tão somente um desabafo ou tentativa de expressar tudo de uma determinada situação. No entanto, sabemos de antemão, por exemplo, que Deus não nos deixará ser tentado (ou provado) em algo que possa ir além de nossas forças: I Coríntios 10:13.

Confrontar II Crônicas 20:12.

06- Sim, “Deus dará o escape” afirma o verso citado. Sabemos, também, que Deus tem propósitos de treinamento de fé para cada um de seus filhos. É bom lembrar e considerar, por exemplo, que os treinamentos de fé de JACÓ e de JÓ foram diferentes. Aquele reconhece, “em resposta à indagação a Faraó quanto aos dias dos anos da tua vida,” que “poucos e maus foram os dias da minha vida,” Gênesis 47: 8-9. De fato, teve Jacó uma vida atribulada desde a sua juventude, fugindo de diante do seu irmão Esaú, enfrentando a rivalidade do sogro e, além de outros incidentes, o que seus filhos fizeram: “Tendes-me turbado, fazendo-me cheirar mal entre os cananeus e perizeus”. Gênesis 34:30. E como isso não bastasse, estava convicto o velho Jacó que desceria à sepultura em tristeza, em face da suposta morte do seu amado filho José, Gênesis 37:34-36. Mas Deus tinha um fim maravilhoso apesar de tantas circunstâncias adversas para Jacó: Gênesis 45: 28 e 46:30. Confrontar Jeremias 29:11. Quanto a Jó, ele foi inteira e diretamente provado no físico, nos bens materiais, na sua integridade moral e na espiritual. Sua esposa entrou logo em desespero e, dando maligno conselho a Jó, ele a vê tão somente agindo como “doida”, Jó 2: 9-10. Finalmente, na hora ou no momento de Deus, “O Senhor virou o cativeiro de Jó”, Capítulo 42: 10.

07- Muitas vezes, não entendemos realmente o propósito de Deus através de uma ou várias provações e, na verdade, há cristão que tem uma vida do começo ao fim marcada pela tribulação; tais cristãos são verdadeiros tesouros em vaso de barro, II Coríntios 4:7.

O próprio Davi, afora sua juventude inicial até matar Golias, teve uma vida sossegada. A partir daí, sua vida é pura tribulação, exemplo vivo que têm enriquecido muitos!

08- Diz o musicólogo, BILL H. ICHTER,Certas pessoas há que são o alvo preferido das tragédias e aflições. Muitas vezes, a marca de um crente fiel e leal está na maneira como enfrenta essas adversidades”.  (Se os Hinos Falassem. Vol. I C.P.B. – págs. 25-28). Cita, ainda, o fato relacionado ao jovem JOSEPH SCRIVEN, o consagrado autor do hino 155 do Cantor Cristão, “O Grande Amigo” que, originariamente, tem como título, “Orai Sem Cessar”. Na véspera do seu casamento, sua noiva, uma jovem irlandesa, morreu tragicamente afogada. No segundo noivado, com Eliza Roche, “Antes de contraírem matrimônio, ficou tuberculosa, vindo a falecer dessa enfermidade. Era, então, Joseph Scriven, um homem marcado pela tragédia e, através das cicatrizes abertas na sua alma jovem, ferida de amor, de paixão e saudade da amada, tem enriquecido a vida de milhares em todo mundo e “depois de morto ainda fala” quando se expressa: “Em Jesus amigo temos, mais chegado que um irmão”. Isso foi muito real em sua vida!

09- O profeta Habacuque, em situação de angústia e sem alternativa, assim se expressou: “Porque, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação”, Habacuque 3: 17-18.

Que possamos entender, com a graça de Deus, a natureza das lutas, angústias e dificuldades pelas quais passamos, pois no dizer de Pedro é “para que a prova da nossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor e honra e glória, na revelação de Jesus Cristo”, I Pedro 1: 7.

10- Um dia, cedo ou mais tarde, haveremos, também, de erigir nosso monumento “SÉLA- HAMARH’LEKOT” – ????? ?????????????, a nossa “Pedra de Escape” (????? – sela = pedra, rocha, penhasco), proclamando, em atitude de fé, maturidade e experiência adquirida ao longo dos anos, o nosso livramento por parte de Senhor em toda a nossa carreira cristã; e, quem sabe, diremos as mesmas palavras do patriarca Jacó: “O Deus que me sustentou desde que eu nasci até este dia, o anjo que me livrou de todo o mal”, Gênesis 48: 15-16.

Bp. Agnaldo Sacramento

 

 

Dorcas, uma mulher amável e amada

INTRODUÇÃO

Tabita, no aramaico, e Dorcas, no grego, significam “gazela”. Os dois nomes indicam que esta mulher tinha trânsito em duas culturas. Sua ressurreição é uma das sete da Bíblia, incluindo a de Jesus. As outras foram efetuadas por Elias (1Rs 17.22), Eliseu (2Rs 4.35), Jesus (Mc 5.42, Lc 7.14, Jo 11.44) e Paulo (At 20.10). Dorcas é um modelo não apenas para mulheres, mas para todos os crentes em geral. Vejamos algumas marcas de sua vida.

1. PRIMEIRA MARCA – UMA MULHER AMOROSA

“Cheia de boas obras e esmolas que fazia” (v. 36, VR), ou “usava todo o seu tempo fazendo o bem e ajudando os pobres” (LH). Costurava “vestidos e túnicas” (v. 39). As palavras indicam as roupas de baixo e vestidos. Costureira de mão cheia e completa. Ela fazia o bem. Era conhecida por ajudar. Usava seu talento para ajudar os outros. O que fazemos para os outros com nossa vida? Nossos talentos servem a Deus ou só a nós?

2. SEGUNDA MARCA – UMA MULHER AMADA

Conseqüência. Quem é amoroso é amado. Sua morte causou comoção (v. 39). Pedro se deslocou de Lida para Jope. Quem ama é amado. Muitos pedem amor e reclamam que ninguém os ama. Amor é recíproco. Temos se damos. Ela deu. Teve. O nome indica beleza física. Bonita no caráter. Quem quer ser amado cultive a beleza do caráter, não só a física. Muitos malham em academia e fazem plásticas. Beleza do corpo. E do caráter?  É difícil amar uma pessoa feia por dentro. Amamos? Bonitos por dentro?

3. TERCEIRA MARCA – UMA MULHER CRISTÃ

A raiz de tudo: era uma cristã. Tinha visão correta da vida: amar ao Senhor e ser útil. É a única “discípula”, em todo o Novo Testamento. O título tinha o sentido de pessoa especial no evangelho. Teve reconhecimento da igreja. Foi útil na vida. Foi útil na morte (uniu as mulheres ao redor de si) e foi útil na ressuscitação: “muitos creram no Senhor” (v. 42). Isto é o melhor exemplo de um cristão dedicado: sua vida é útil em todos os sentidos. Temos vidas úteis?

CONCLUSÃO

Muitos pensam em vida cristã como receber bênçãos de Deus. Ou fazer barulho no culto. É ter uma vida de utilidade, que leve as pessoas a nos amarem pelo nosso caráter. É ser “cheio de boas obras”. É ser discípulo, aquele que está sempre aprendendo de Jesus. Dorcas, a gazela, era bonita no nome e no caráter. Uma exortação para todos nós, homens e mulheres. Sejamos amáveis para sermos amados. E sejamos úteis porque isto enriquece a vida.

Pr Isaltino Gomes