Pr Walter Brunelli lançará Teologia Sistemática Pentecostal

SHALOM! É com grande alegria que comunico os nobres leitores deste blog, que meu amigo Pr. Walter Brunelli,  lançará uma Teologia para Pentecostais, (Uma Teologia Sistemática e Expandida).  Uma obra que vem Leia Mais »

Pérolas da carta de Paulo à Filemon

A carta de Paulo a Filemon é a mais breve entre as cartas que formam a coletânea paulina e consiste apenas em 335 palavras no grego original. É pequeno no tamanho e Leia Mais »

Onesíforo, um bálsamo na vida de Paulo

Paulo havia exortado Timóteo a guardar o evangelho, pois diante da perseguição, muitos cristãos abandonariam o evangelho. Ao longo de 2º Timóteo, Paulo encoraja Timóteo a não se envergonhar do evangelho nesse Leia Mais »

Uma curiosidade inédita sobre Jonas

Para compreendermos o significado dos acontecimentos do livro de Jonas capítulo 3 é necessário saber que os ninivitas adoravam o deus-peixe, Dagom, parte humano e parte peixe. Eles acreditavam que ele tinha Leia Mais »

Afinal, quem é o cavaleiro branco de Apocalipse 6?

A adoração descrita em Apocalipse 4 e 5 é um preparativo para a ira descrita em Apocalipse 6 a 19. Pode parecer estranho adoração e julgamento andarem juntos, mas isso se deve Leia Mais »

Dissecando Sofonias 3.9

 

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Fonética: Ki az eh’pórH el amim safah brurar (vrurar) likróh kulam bê-shêm Ieovah leav’dó sheHem eHad

Algumas versões:

1. “Porque, então darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do Senhor, para que o sirvam com um mesmo espírito” (Almeida, Revista e Corrigida).

2. “Então,darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do Senhor e o sirvam de comum acordo” (Revista e Atualizada)

3. Então, farei que os povos parem de adorar ídolos e adorem somente a mim o Deus Eterno, e farei também que todos me obedeçam com a mesma dedicação(B. na Linguagem de Hoje).

4. “Sim, então darei aos povos lábios puros, para que todos possam invocar o nome de Iahweh e servi-lo sob um mesmo jugo” (A Bíblia de Jerusalém).  

5. “Farei então com que os povos voltem a conhecer uma língua pura com a qual todos possam invocar (do mesmo modo) o Nome do Eterno, para servi-lo com seus sentimentos unidos” (Bíblia Hebraica/Sefer).

 

Vocabulário do versículo:

Ki: porque, pois, que – ????

Az: então –    ????

eh’pórH – ?????????

– do verbo lahafórH  (?? ?? ?? ?? ??) transformar, inverter, cuja raiz/shóresh é  ?? ?? ??

Tem-se em Hebraico, partindo da raiz (hafarH) a expressão: hafarH olamot, que significa mover montanhas, fazer o possível e o impossível. Há de se observar que o versículo não tem de modo algum o verbo dar/latét!

el: para – ???

Amim: povos – ????????

safah: lábio, língua, idioma  – ??????

barur: puro, limpo, claro, selecionado, escolhido (? ??? ???)  brurar (vrurar):  – ????????

obs.: não confundir com “barurH”, final com a letra kaf final, que quer dizer bendito, bem-vindo, abençoado!

Likróh: chamar, exclamar, gritar, convidar – ???????

Kulam: todos – ??????

bê-shêm (bê: em, no) : em o nome, no nome – ???????

Ieovah: (que o Judeu não pronuncia e fala Adonai) – ??????

leav’dó: do verbo “laavód”: trabalhar; leav’dó, trabalhar só ou sozinho – ?????????

sheHem eHad: unanimemente, unanimemente juntos  – ????? ??????

Tradução sugerida:

Porque eu farei o máximo (o possível) para que todos os povos tenham uma língua pura (*) (o hebraico, cf: Isaías 19:18, a língua de Canaã), para que todos clamem pelo nome do Senhor, trabalhando somente para Ele, unanimemente, juntos (‘adorando somente a Deus’ como indica a versão na Linguagem de Hoje, do meu saudoso Profº Dr. Werner Kaschel).

(*) língua pura, inteligente, pois, na verdade, o hebraico é uma língua lógica e não inclinada a mudanças semânticas! (hoje, a língua universal é praticamente o inglês, o que é uma decorrência da benção do evangelho (em Abraão) – Gênesis 12:3b nos USA; mas, no Milênio, será o Hebraico!)

Observação:

O contexto da citação de ????????? ????????????? (Tisfania ben-kúshi/Sofonias filho de cushi;  ????????, kúshi = negro, etíope); portanto, o nosso querido profeta “Obama” aponta para o Reino Milenar, quando toda terra se encherá da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar, conforme Habacuque 2:14.

Ps.: A maioria das traduções se apóia no verbo DAR; todavia, não há mínima justificativa para tal! Observa-se também, que algumas versões não exploraram o suficiente, o verbo laavod ( ???? ?? ??) trabalhar, trabalhar como escravo, cultuar, adorar – servir a Deus.

 Dr. Agnaldo Sacramento

Rob Bell é contra “the hell” – o inferno?

Com sermões ouvidos por mais 10.000 membros, um podcast alcançando 50.000 downloads e milhões de visualizações de vídeo, Rob Bell alcançou um nicho singular no mundo da pregação evangélica, e até foi nomeado um dos dez evangélicos mais influentes pela ChurchReport.com.

Mas agora, Bell, 40, está preparado para criar uma grande controvérsia ao passo que desafia noções amplamente cristalizadas do pôs-vida, e pretende colocar o conceito em julgamento.

Chamado de “uma estrela de rock única no mundo eclesiástico,” Bell está pregando uma mensagem que tem chateado grandemente os evangélicos de todo o país: que um Deus amoroso jamais sentenciaria almas humanas para o sofrimento eterno.

Bell, pastor fundador da Mars Hill Bible Church em Grand Rapids, Michigan, está prestes a publicar seu mais novo livro: “Love Wins: Heaven, Hell, and the Fate of Every Person Who Ever Lived” (O Amor Vence: Céu, Inferno e o Destino de Todas as Pessoas que Viveram).

No livro ele apresenta uma mensagem otimista acerca do pós-vida, desafiando a noção crista de inferno enquanto faz perguntas, como também faz em seus vídeos promocionais: “Apenas pouquíssimos selecionados alcançarão o céu? E bilhões e bilhões arderão eternamente no inferno?”

Não, propõe Bell – vida eterna não começa quando morremos; começa agora mesmo.

Mas outros membros da comunidade evangélica estão definindo suas noções como heréticas.

“Se, de fato, Rob Bell nega a existência do inferno, tal fato é uma negação da verdade bíblica que tem conseqüências espirituais e evangelísticas gravíssimas” disse Albert Mohler, presidente do Seminário Teológico Batista do Sul, ao “Good Morning America”.  

O debate acerca das idéias controversas de Bell causou um tumulto na Internet, blogosfera e Twitter, onde muitos estão desaprovando o que ele prega enquanto outros estão lhe defendendo.

“Não há nada amoroso em pregar um evangelho falso,” tuitou @HarrisJosh.

@CindyCook12345 postou “Rob Bell, tão feliz q vc arrancou sua pele de ovelha”.

Mas Bell realmente tem alguns defensores notáveis dentro da comunidade religiosa, incluindo o Rev. Dr. Serene Jones, presidente do Union Theological Seminary.

“Penso que as pessoas que estão seguindo o Rob Bell nessa controvérsia estão mais próximas da heresia do que ele”, disse Jones.  

“A mensagem de Jesus é que o amor de Deus é mais forte do que qualquer coisa que possamos fazer — e o perdão de Deus é mais forte — então, por que esse Deus torturaria as pessoas em um inferno inventado”, ela disse.

Todavia, muitos evangélicos e teólogos mantêm que a noção de um Inferno existente está bem definida na escritura, afirmando que a palavra aparece 54 vezes na (King James’ Bible) versão do Rei Tiago.

Originalmente em inglês:  http://abcnews.go.com/US/controversial-book-debunk-concept-hell/story?id=13070964

Tradução: Pr Wellington Mariano

Obs: Numa próxima matéria, discorrerei sobre o sentido bíblico da palavra:  Inferno.  Aguardem!  O inferno de fato existe? Ou Jesus foi um lunático quando falou a respeito deste tema?

Nobilissimos Bereanos – Atos 17.11

Após o tumulto causado pelos judeus invejosos de Tessalônica (At 17.5-9), Paulo e Silas foram enviados pelos irmãos à Bereia. Ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos judeus (At 17.10).

Diz o texto bíblico: “Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as cousas eram, de fato, assim” (At 17.11). A passagem de Atos 17.11 muitas vezes é citada de forma equivocada, como se referisse à igreja ou aos crentes em Cristo Jesus. Na verdade, o texto está falando daqueles que se encontravam na “sinagoga dos judeus”, isto é, judeus de sangue, prosélitos (gentios convertidos ao judaísmo) e tementes a Deus (os simpatizantes do judaísmo). O versículo que fala de crentes é o 12. Após examinarem as Escrituras todos os dias para confirmar o que Paulo e Silas diziam a respeito de Jesus, “muitos deles creram, mulheres gregas de alta posição e não poucos homens”.

Quando Lucas relata em Atos 17.11 que os adoradores da sinagoga de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica, no sentido de terem a mente aberta para o evangelho, ele quis dizer que havia certa nobreza de mente nos de Tessalônica também? Segundo o verso 4, sim: “Alguns deles foram persuadidos e unidos a Paulo e Silas, bem como numerosa multidão de gregos piedosos e muitas distintas mulheres”. Contudo, no que diz respeito à nobreza de mente, os bereanos sobressaiam os de Tessalônica por estarem mais propensos às verdades da Palavra de Deus. Os de Tessalônica eram nobres, mas os de Bereia eram mais ainda. Estes receberam a mensagem com grande interesse, examinando as Escrituras todos os dias para ver se, de fato, era tudo assim mesmo como estava sendo pregado. O vocábulo grego anakrínontes (examinando) significa “fazer passar pelo crivo mediante uma pesquisa cuidadosa e exata, como se fosse um processo legal” (cf. Atos 4.9; 12.19).

Se os adoradores da sinagoga bereana eram mais nobres que os de Tessalônica porque receberam a palavra pregada por Paulo e Silas com toda a avidez, examinando as Escrituras do Antigo Testamento todos os dias para ver se as coisas eram de fato assim, nós, os crentes, que possuímos também o Novo Testamento, temos muito mais razões para sermos diligentes estudiosos da Bíblia Sagrada.

Pr Josivaldo de França

7 nomes de Deus no Salmo 23

O Senhor é o Deus Eterno, o Deus que fez uma aliança com Israel. Os nomes compostos de Deus no AT refletem o conteúdo deste salmo.

“Nada me faltará” – Adonay Yiré – “O Senhor que vê e provê” (Gn 22.14)

“Águas de descanso” – Adonay Shalom – “O Senhor é Paz” (Jz 6.24)

“Refrigera-me a alma” – Adonay Rafá – “O Senhor que te cura” (Ex 15.26)

“Veredas da justiça” – Adonay Tsidkenu – “Senhor, Nossa Justiça” (Jr 33.16)

“Tu estás comigo” – Adonay Shamá – “O Senhor está Ali” (Ez 48.35)

“Na presença dos meus adversários” – Adonay Nissi – “O Senhor é a minha bandeira” (Ex 17.15)

“Unge a minha cabeça” – Adonay Mekadesh – “O Senhor que me Santifica” (Lv 20.8)

Nele, que é o  nosso Roy  (Pastor),

Pr Marcelo Oliveira

Nomes dos ganhadores dos livros

Shalom!

Agradeço a todos os amigos, irmãos [as] que gentilmente participaram do concurso ref. aos meus livros: Reflexões sobre Paulo e Para quem gosta de pérolas.

Eis os nomes dos ganhadores:

Victor Leonardo – PA –>  Para quem gosta de pérolas

Pr. Silas Alves Figueira – RJ –> Reflexões sobre a vida de Paulo

Um abraço, Pr Marcelo Oliveira

 

Imperdível: Don Richardson em São Paulo!

Shalom!

Amados irmãos e amigos [as], eis um convite especial:  Dr. Don Richardson um dos maiores missólogos e antropólogos que o Eterno tem nos concedido estará em São Paulo neste sábado dia 26/02/11.

A FTB (Faculdade Betesda) na pessoa do meu amigo Pr Sézar Cavalcante, trará o Dr. Don Richardson para uma interessante e relevante palestra:

PORQUE O ISLAMISMO É O MAIOR DESAFIO PARA A IGREJA DE JESUS CRISTO?

Para quem não conhece do Dr. Don Richardson, é um missionário internacional canadense. Tem 75 anos é professor, escritor e palestrante internacional. O missionário é reconhecido por seu trabalho antropológico e lingüístico. Don Richardson foi missionário em Irian Jaya, parte Indonésia e ocidental da Ilha de Nova Guiné, em uma das regiões mais desconhecidas e misteriosas do planeta, habitada por tribos Papuas que ainda vivem da maneira mais primitiva.

Durante sua missão na Indonésia, o doutor Don Richardson traduziu o Novo Testamento e ensinou uma tribo primitiva a ler em seu próprio idioma. Mais da metade do povo aceitou Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

Além disso, Dr Don Richardson é escritor de vários livros que se tornarm best-sellers:

Fator Melquisedeque, Senhor da Terra o Totem da Paz e um dos mais recentes traduzidos no Brasil: Os Segredos do Alcorão.

Imperdível!  O evento será realizado na Igreja Restauração em Cristo, situada na Rua dos Ingleses, nº 91 –  ao lado do metrô Parada Inglesa. O evento começa as 18h30 deste sábado dia 26/02/11.

Se Deus permitir estaremos juntos!  Divulgue em seus blogs, sites e redes sociais.

 OBS:  ALUNOS DA FTB – ENTRADA GRATUITA

         CONVIDADOS –  APENAS  R$ 10,00

 

O significado dos nomes de Deus

Nunca na história da igreja evangélica brasileira falou-se tanto sobre os nomes de Deus. Já existem até diversos hinetos que desfilam uma grande variedade de nomes divinos, muitas vezes cantados no idioma hebraico (nem sempre correto). Além dessa tendência, deve-se acrescentar o fato de que diversos nomes de Deus têm sido usados com freqüência de maneira quase que mágica no contexto evangélico atual. É só pronunciar este ou aquele nome divino para se conseguir a realização de qualquer desejo, conforme alguns.

A questão dos nomes e seus significados na Bíblia, particularmente os nomes de Deus, certamente merece atenção diante da grande desorientação hodierna. Inicialmente é preciso destacar que o propósito fundamental das Escrituras é revelar Deus ao ser humano. Portanto, os nomes de Deus na Bíblia têm a finalidade de revelar-nos o caráter e os atributos do próprio Deus. Cada nome divino revela-nos como Deus deseja ser conhecido por nós. Falam-nos sobre quem Deus é e como ele age em relação ao homem. É por este motivo que Deus aparece com vários nomes nas páginas sagradas.

Cada um desses nomes revela uma característica específica de Deus. Portanto, os nomes divinos não são “fórmulas mágicas” que funcionam de maneira pragmática. Não podemos tratá-los como “varas de condão” que fazem as coisas acontecer. Esse tipo de raciocínio equivocado têm levado muitas pessoas a acreditar que o simples “pronunciar” de um nome divino “libera” alguma energia espiritual poderosa. Nada pode estar mais longe da verdade. O nome divino tem real valor por causa do próprio Deus. O uso mágico do nome de Deus ou de Jesus não funciona, como não funcionou no caso dos filhos de Ceva (At 19.14-16).

Nem todos sabem que diferentemente da visão bíblica, o pensamento mágico pagão acreditava no poder autônomo da palavra mágica. A idéia pagã é que o mundo é regido por forças e poderem ocultos que podem ser domesticados por quem descobre certas fórmulas ocultas. Esta é a idéia do “abracadabra” e do “abre-te-sésamo”. No pensamento bíblico é Deus quem age, e não o homem que o controla por meio de fórmulas.

Talvez a maior confusão na prática esteja no mal uso da frase “o que vocês pedirem em meu nome, eu farei” (Jo 14.14 – NVI). A palavra de Jesus não significa que basta mencionarmos o seu nome, e tudo acontecerá automaticamente. Pedir alguma coisa “em nome de Jesus” significa pedir alguma coisa segundo a vontade de Deus (1Jo 5.14). Pedir em nome de Jesus é pedir o que Jesus pediria. Pedir em seu nome é como “agir por procuração”: não é a minha vontade que será feita por meio de Jesus, mas sim a vontade dele que se realizará por meio da minha oração.

Deus é descrito de maneira específica por diversos nomes hebraicos no Antigo Testamento. Entre eles merecem especial destaque os termos Elohim, Javé e Adonai. Elohim (e El) é o nome hebraico genérico para Deus. Seu significado etimológico é “força, poder”, e refere-se a Deus como criador, como ser transcendente e como Deus acima de todos os outros. Uma curiosidade interessante sobre o nome Elohim é que se trata de um substantivo em forma plural no hebraico; todavia o verbo que o acompanha na frase aparece no singular. Já o nome El é usado para compor outros nomes divinos (como El Shadai) e também para formar nomes hebraicos comuns como Daniel e Samuel.

Já o nome Adonai refere-se ao senhorio de Deus. O significado literal é senhor, mas nunca é usado para se referir ao homem. Adonai destaca a soberania também a plena soberania de Deus. Não há dúvida de que o nome que mais define o próprio Deus é Javé. O termo hebraico seria YHWH. Os judeus deixaram de pronunciar o nome divino por respeito, e a pronúncia perfeita se perdeu. Por esta razão as consoantes do nome YHWH receberam as vogais de Adonai, o que veio a gerar o nome Yehowah, conhecido em português como Jeová. Todavia, os estudiosos hoje concordam, principalmente com base nas antigas transliterações gregas, que o nome divino seria Yaweh, ou seja, Javé em português. Infelizmente nossa tradição consagrou o SENHOR como tradução de um nome tão específico e particular de Deus.

O significado de Javé é “Eu Sou” ou “Sempre estarei sendo”, ou como gostam os judeus “o Eterno”. A forma é uma abreviação do “Eu sou o que sou” dito por Deus a Moisés em Êxodo 3.13,14. Javé é o nome pessoal do Deus vivo que age na história de seu povo. É o Deus da aliança com o povo que sai do Egito, destacando a imanência divina. Por isso destaca-se em Javé o seu amor e a sua fidelidade para com o seu povo. Até hoje os judeus evitam pronunciar o nome mais sagrado de Deus para não usá-lo em vão. Podemos imaginar a dificuldade dos mesmos diante da declação de Jesus em João 8.58 que afirmou “Eu sou”. A identificação de Jesus com Javé ficou mais do que clara.

Além disso, Deus é descrito na Bíblia por alguns outros nomes, muitos nomes compostos e diversas metáforas e figuras. Todavia, segue uma boa lista dos principais nomes divinos que aparecem na Bíblia e com o seu significado:

El Kanah – Deus Zeloso

El Guemulot – Deus das recompensas

El Guibbor – Deus Valente, poderoso

El Elyon – Deus Altíssimo

Autor: Prof. Luis Sayão

Adaptado por: Marcello de Oliveira

Fonte: PrazerdaPalavra

A mulher samaritana e o “7º marido”

Com tantas mulheres em Samaria, todas precisando igualmente da água viva, por que Jesus se encontra justamente com uma mulher que já tinha 5 maridos e que, agora, vivia com o 6º que não era seu esposo?

A razão é emblemática: os 5 ex-maridos da samaritana representavam os 5 povos pagãos que povoaram Samaria, cada povo com seu “deus” diferente; apesar dos seus “5 deuses”, os samaritanos não eram felizes. Os samaritanos só passaram a viver em segurança quando se converteram ao Deus de Israel (II Rs 17.24-39).

Todavia, toda religiosidade posterior dos samaritanos acabou se apoiando em doutrinas de homens, como aconteceu em todo o Israel (Mt 15.9). Visto que o ser humano foi criado no 6º dia, o nº 6 passou a representar o número do homem na Bíblia.  A samaritana vivia com o 6º homem que não era o seu marido.  Jesus é o 7º homem que aparece na vida daquela mulher, e ele é Deus, o marido perfeito (Is 54.5).

Logicamente que não estou dizendo que Jesus se casaria com aquela mulher. Por analogia, todo o vazio que aquela mulher possuía em seu coração e, buscava em tantos homens, somente o Deus-homem, poderia satisfazer o seu coração.

Como aquela samaritana também a humanidade tem muitas relações religiosas, amorosas, fruto de um relacionamento puramente humano e carnal, mas somente em Jesus – o homem Perfeito que é Deus – o ser humano pode desfrutar da verdadeira felicidade e ter seus anseios satisfeitos.

Nele, a Água da Vida

Pr Marcelo Oliveira

2º ano do site, mas quem ganha o presente é você!

Amados leitores, amigos [as] – no próximo dia 14/02/2011, o meu site: www.davarelohim.com.brcompletará 2 anos de vida!

Quero expressar minha gratidão a todos os irmãos e amigos que diariamente acessam este site, que para a glória do Eterno tornou-se uma referência na internet. Este site tem sido uma fonte para o cansado, um manancial para os amantes da Palavra e um oásis de cultura e profundidade bíblica.

Se você já foi abençoado [a], por algum texto, alguma mensagem, não deixe de postar seus comentários. Diariamente, encontro pessoas, recebo e-mails de irmãos que de alguma forma, foram abençoados pela exposição da Palavra neste site. Compartilhe conosco, citando o texto que você foi abençoado e seus olhos foram abertos!

Como disse no título, o aniversário é do site, mas quem pode ganhar o presente é você!

Estarei sorteando 2 livros de minha autoria:  Reflexões sobre a vida de Paulo e Para quem gosta de pérolas (escrito em parceria com o Pr Geziel Gomes).

Para  participar do sorteio  leia atentamente  os  requisitos abaixo:

1)   No espaço para os comentários cite seu nome completo e a cidade que você está localizado [a].

2)     Responda as seguintes perguntas:  

 A)  Qual foi o profeta que falou sobre a limpeza dos dentes?

 B)  Qual profeta falou sobre a fumaça da chaminé?

3)    As respostas deverão ser enviadas para o e-mail:

         evmarcello.olliver@gmail.com

4)   As respostas não devem ser inseridas no site, caso o contrário, você perderá o sorteio.  As inscrições poderão ser realizadas até o dia 17/02/11.

P.s>> Os irmãos que moram fora do país, poderão participar, todavia, se ganharem terão que cooperar com o frete dos correios para a cidade onde estão alocados.

Glória Revelada

Assim o nome de nosso Senhor Jesus será glorificado em vocês, e vocês nele. (1 Ts 1.12)

As duas cartas de Paulo aos tessalonicenses contêm muitas referências à Parousia, ou seja, à volta pessoal, visível e gloriosa de Cristo. De fato, em cada um de seus oito capítulos há uma menção a esse evento. É particularmente impressionante as repetidas referências à glória de Cristo no primeiro capítulo da 2º Carta aos Tessalonicenses.

Primeiro, o Senhor Jesus será revelado em sua glória (vv. 7). Na verdade, a palavra glória não aparece nesse versículo, mas está implícita. A Parousia não será um acontecimento insignificante, ao contrário, será um evento de esplendor cósmico, que inspirará temor.

Segundo, o Senhor Jesus será glorificado em seu povo (vv.10). Ou seja, a revelação de Sua glória não será somente visível (para que possamos vê-la), mas será também entre o seu povo (para que possamos compartilhá-la). As duas glorificações (de Cristo e a nossa) acontecerão simultaneamente, embora a ênfase do apóstolo não esteja tanto na glorificação dos salvos, mas na glorificação do Salvador nos salvos.

Terceiro, aqueles que deliberadamente rejeitarem a Cristo serão excluídos de sua glória (v. 8-9). Este destino terrível é descrito como destruição e exclusão. A tragédia implícita é que os seres humanos, criados por Deus, à imagem de Deus e para Deus, passarão a eternidade sem Deus, irrevogavelmente banidos de sua presença. Em vez de brilharem com a luz de Cristo, sua luz se extinguirá nas trevas exteriores. O apóstolo coloca uma solene alternativa diante de nós: a participação ou a exclusão da glória de Jesus Cristo.

Quarto, enquanto isso, Jesus Cristo deve começar a ser glorificado em nós (vv. 12). A glorificação de Jesus no meio do seu povo e a consequente glorificação do povo de Deus não acontecerá repentinamente, no dia final. O processo começa agora. Na verdade, ele precisa começar agora para chegar de maneira apropriada ao fim quando Cristo voltar. Naquele dia, o processo que está em andamento agora não será repentinamente revertido; ao contrário, ele será confirmado e completado.

Nele, que em breve virá

Pr Marcelo Oliveira

Bibliografia: Stott, John. A Bíblia Toda, Ano Todo. Ed. Ultimato

                         Lopes, Hernandes Dias. 1 e 2 Tessalonicenses. Ed. Hagnos