Pr Walter Brunelli lançará Teologia Sistemática Pentecostal

SHALOM! É com grande alegria que comunico os nobres leitores deste blog, que meu amigo Pr. Walter Brunelli,  lançará uma Teologia para Pentecostais, (Uma Teologia Sistemática e Expandida).  Uma obra que vem Leia Mais »

Pérolas da carta de Paulo à Filemon

A carta de Paulo a Filemon é a mais breve entre as cartas que formam a coletânea paulina e consiste apenas em 335 palavras no grego original. É pequeno no tamanho e Leia Mais »

Onesíforo, um bálsamo na vida de Paulo

Paulo havia exortado Timóteo a guardar o evangelho, pois diante da perseguição, muitos cristãos abandonariam o evangelho. Ao longo de 2º Timóteo, Paulo encoraja Timóteo a não se envergonhar do evangelho nesse Leia Mais »

Uma curiosidade inédita sobre Jonas

Para compreendermos o significado dos acontecimentos do livro de Jonas capítulo 3 é necessário saber que os ninivitas adoravam o deus-peixe, Dagom, parte humano e parte peixe. Eles acreditavam que ele tinha Leia Mais »

Afinal, quem é o cavaleiro branco de Apocalipse 6?

A adoração descrita em Apocalipse 4 e 5 é um preparativo para a ira descrita em Apocalipse 6 a 19. Pode parecer estranho adoração e julgamento andarem juntos, mas isso se deve Leia Mais »

O nome do ETERNO na formação do homem e da mulher

  1. De fato, no reino de Deus não há coincidência, e sim propósito. Também, as observações práticas do dia a dia, mostram a evidência da bênção de Deus sobre o matrimônio, e, sobretudo, a graça de Deus para os cônjuges vencerem os desafios da vida matrimonial, da vida familiar.

 

  1. Na lição dos Rabinos, dos profundos estudiosos e conhecedores da Palavra de Deus no original hebraico, vem para todos nós, uma assunto especial e muito curioso na formação dos nomes homem e mulher no original hebraico.

Tem-se ainda, a consideração de não se usar o termo “Homem”, antes da criação da mulher, pois sempre se falava “Adâmm”, que se traduziu por “Adão”. Gêneis 2:7 –

וַיִּיצֶר יְהוָה אֱלֹהִים אֶת־הָאָדָם עָפָר מִן־הָאֲדָמָה (Va-Itsser Adonai Elohim et-há-Adam afar min-há-adamáh) – E Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra. No original, pode-se fazer o trocadilho: “אָדָם/ Adâmm” –  “adamáhאֲדָמָה”, ou seja: “terra da terra”!

  1. Em Gênesis 2:8, fala que Deus plantou um Jardim no Eden, “E colocou ali o homem que formou”: וַיָּשֶׂם שָׁם אֶת־הָאָדָם אֲשֶׁר יָצָר – Va-iassem shâm et há-adam asher iatssar. Portanto, continua usando o vocábulo “Adam” – Adão!

Aindfa em Gênesis 2:15, há a contundente declaração: “Não é bom que o homem esteja só” -לֹא־טוֹב הֱיוֹת הָאָדָם לְבַדּוֹ – Ló tov heiot há-adam levado.

 

  1. Em seguida, Deus realiza a primeira ocorrência de “coma induzido” no uso especial do termo hebraico “tardemáh” – תַּרְדֵּמָה – que vem traduzido como profundo sono, sendo mesmo em hebraico, ‘coma’, como na nossa e outras línguas.

 

  1. A partir do verso 23, fazem-se presentes, os dois termos homem e mulher:

 

יֹּאמֶר הָאָדָם זֹאת הַפַּעַם עֶצֶם מֵ‍עֲצָמַי וּבָשָׂר מִ‍בְּשָׂרִי לְזֹאת יִקָּרֵא אִשָּׁה כִּי מֵ‍אִישׁ לֻקֳחָה־זֹּאת׃

(Va-iomer há-adam: zot há-paam etssêm me-atssamai u-vassar mi-bessari lê-zot ikarê ISHÁ(MULHER), ki me-ISH(homem)lukaHáh zot”/ E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.

 

  1. Portanto, vem o termo homem: אִישׁ/Ísh; e mulher – אִשָּׁה/ Ishá. A novidade que impressiona é que: vem em ambos os nomes criados, a letra yud (י ) e a letra He (ה), sendo que, as duas, formam o nome “Yáh”/ (יָהּ) –  Salmo 68:4 (heb,v.5 – Yah Shemó: o Nome dEle é Yáh (יָהּ שְׁמוֹ); – “LOUVAI AO SENHOR”. Normalmente, a palavra Aleluia, em hebraico, vem hifenizada: Alelú-iáh (הַלְלוּ־יָהּ, alelu+Yáh) – Louvai a Yáh, Yavéh ( um verbo no imperativo e um substantivo).
  2. O matrimônio foi uma iniciativa de Deus (Gênesis 2:18), para o homem e a mulher. Ele abençoou o casamento e pois o seu Nome no meio. Mas, retirando-se Deus do casamento, literalmente anulam-se os nomes “Ish” e “Ishá”, no sentido do afastamento de “Yáh”/ (יָהּ), ficando tão somente, o vocábulo אֵשׁ – ésh, que significa fogo. De fato, a ausência de Deus na vida conjugal, tornar-se um inferno, um fogo devorador, bem ao contrário do Salmo 127 e da declaração de Josué: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor! (Josué 24:15b).

Agnaldo Sacramento

 

 

 

 

 

Pr Isaltino, partiu p/ as mansões celestiais

SHALOM!

Amados irmãos [as], é com grande pesar que comunico que um dos maiores biblistas batistas desta nação – Pr Isaltino Gomes Coelho – partiu para as mansões celestiais.

Ele tinha um carinho muito grande por minha pessoa. Tive o privilégio de conhecê-lo em um Congresso Batista aqui em São Paulo. Posteriormente, ele me honrou prefaciando meu livro sobre Cultura Judaica.

A igreja brasileira perde. Os amantes das Escrituras também. Isaltino Gomes Coelho, combinava erudição e piedade. Arguto pensador. Servo da Igreja. Um homem que nunca buscou a fama e os holofotes.

Somente o ETERNO para consolar os corações.   Deixa a esposa e três filhos.

Em lágrimas, Marcelo de Oliveira

Seria Armínio um semipelagiano?

Teologia ArminianaAmados irmãos, não raras vezes, os arminianos são “acusados” de pelagianos, semipelagianos, que possuem uma teologia humanista e que não dão à honra e toda glória a Deus. Será isto uma verdade?

Recordo-me a magistral frase de Mark Twain: “Enquanto a verdade calça os sapatos, a mentira dá voltas no mundo”. O problema advém que muitos calvinistas nunca leram uma obra de Armínio na fonte, ou se leram, leram por escritores reformados.

Quando isso acontece, lemos por outros pressupostos, com outras lentes, prejudicando assim a correta interpretação da teologia arminiana. Neste singelo artigo que não será exaustivo, pinçarei algumas pérolas de Armínio e mostrarei o equívoco que muitos cometem, ao lerem os textos de Armínio por uma lente alternativa, não buscando nos originais, o que fato, foi dito.

Um princípio que deve ser observado por todos os envolvidos neste debate é antes de discordar, certifique-se que você entenda. Em outras palavras, devemos estar certos de que podemos descrever a posição teológica contrária como ele ou ela a descreveria, antes de criticá-la ou condená-la. Outro princípio norteador deve ser: Não impute a outros, crenças que você, logicamente considera atrelados às crenças alheias.
Isto posto, veja o que disse Armínio:

“Em seu estado pecaminoso e caído, o homem não é capaz, de e por si mesmo, quer seja pensar, querer ou fazer o que é, de fato, bom; mas é necessário que seja renovado em seu intelecto, afeições ou vontade e em todas as atribuições, por Deus em Cristo Jesus através do Espírito Santo, para que seja capaz de compreender corretamente, estimar, considerar, desejar e realizar o que quer que seja verdadeiramente bom. Quando ele é feito um participante dessa renovação, eu considero que, uma vez que ele é liberto do pecado, ele é capaz de pensar, desejar e fazer o que é bom, mas, entretanto, não sem a contínua ajuda da Graça Divina”

Armínio, pasmem os senhores, concordava com Agostinho e o calvinismo que o resultado da queda de Adão é a queda de sua posteridade; conforme os puritanos disseram: “na queda de Adão, todos nós pecamos”. Ainda disse ele:

“A totalidade deste pecado… não é privilégio de nossos primeiros pais, mas comum à raça inteira e a toda sua posteridade, que, na época em que este pecado foi cometido, estavam em seus lombos, e que tem desde então herdado deles pelo modo natural de propagação, de acordo com a Palavra: pois em Adão todos nós pecamos (Rm 5.12). Por conseguinte, qualquer punição foi infligida os nossos primeiros pais têm, da mesma forma, sido impregnada e ainda prossegue em toda sua posteridade, de maneira que todos os homens são, por natureza, filhos da desobediência (Ef 2.3), merecedores da condenação e da morte temporal e eterna; eles são também desprovidos de retidão e santidade originais (Rm 5.12,18,19). Com estas maldades eles permaneceriam oprimidos para sempre, a menos que fossem libertos por Cristo; a quem seja a glória (grifo nosso) para todo o sempre.

Glória para quem? A Deus, não aos homens. Esta confissão transparente de Armínio põe por terra todas as opiniões que ele era pelagiano ou semipelagiano, ou que ele possuía uma visão otimista da humanidade. Se os seres humanos tem qualquer livre-arbítrio em assuntos espirituais, é uma vontade libertada em virtude de Jesus Cristo e não em decorrência de quaisquer remanescentes de bondade neles.

Em Cristo, Pr Marcelo de Oliveira

P.s>> Dica de leitura: Teologia Arminiana (Mitos e Realidades) por Roger E. Olson. Editora Reflexão.

Esta obra foi traduzida pelo meu amigo, Wellington Mariano, que foi um pioneiro, trazendo esta excelente obra à pátria brasileira.

A ressurreição do corpo

Vestigios e FatosQue transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.
Filipenses 3.21

 

A vitória de Cristo sobre a morte indica a natureza da ressurreição. Primeiramente, o Senhor ressurreto não foi um cadáver trazido de volta à vida. Não cremos como diz John Stott que nossos corpos serão milagrosamente reconstituídos da matéria que os compõe hoje. Jesus realizou três ressurreições durante o seu ministério – a do filho da viúva de Naim, o da filha de Jairo e a de Lázaro. A ressurreição de Jesus, no entanto, não foi uma ressuscitação. Ele foi promovido a um novo plano de existência no qual ele não era mais mortal, mas “vivo para todo o sempre” (Ap 1.18)

 

Segundo, nossa esperança cristã de ressurreição não é simplesmente na sobrevivência da alma. O próprio Jesus disse após sua ressurreição: “Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho” (Lc 24.39). Logo, o Senhor ressurreto não era nem um cadáver reanimado, nem um fantasma. Ele foi ressuscitado dentre os mortos e ao mesmo tempo transformado em um novo veículo para a sua personalidade.

 

Além disso, nosso corpo ressuscitado será como o de Jesus, que foi uma extraordinária combinação de continuidade e descontinuidade. Por um lado, havia uma clara relação entre os seus dois corpos. As cicatrizes ainda estavam em suas mãos, seus pés e seu lado, e Maria Madalena reconheceu sua voz. Por outro lado, seu corpo atravessou as vestes no túmulo, a pedra selada e portas trancadas, deixando claro que tinha novos e inimagináveis poderes.

 

O apóstolo Paulo ilustrou essa combinação a partir da relação entre sementes e flores. A continuidade assegura que cada semente produza sua própria flor. A descontinuidade, no entanto, é mais importante, uma vez que a partir de uma pequena semente comum e até mesmo feia brotará uma flor perfumada, colorida e graciosa. “Assim será com a ressurreição dos mortos” (1 Co 15.42).

Para sintetizar, aguardamos ansiosamente não por uma ressuscitação (na qual seríamos ressuscitados, mas não transformados), nem por uma sobrevivência (na qual seríamos transformados em um fantasma, mas não ressuscitados corporalmente), mas por uma RESSURREIÇÃO (na qual seremos erguidos e transformados, transfigurados e glorificados simultaneamente).

 

Marcelo Oliveira

 

Bibliografia: Lopes, Hernandes Dias. 1 Coríntios. Editora Hagnos

Stott, John. A Bíblia toda, Ano todo. Editora Ultimato

 

Profetas falsos e verdadeiros

Jeremias ficou profundamente angustiado com o ministério dos falsos profetas que se opunham a ele. “Meu coração está partido dentro de mim”, ele clamou, todos os meus ossos tremem” (Jr 23.9). 

A situação atual é parecida, porém com uma diferença. Existem muitos falsos profetas (como Jesus disse que haveria), mas não há ninguém parecido com Jeremias, raras exceções. Certamente alguns possuem um discernimento espiritual profético em relação ao significado e à aplicação dos textos bíblicos. Mas não há ninguém que tenha inspiração ou a autoridade dos profetas bíblicos como Jeremias.

Em vez disso, somos abençoados por ter a Palavra escrita de Deus. Assim, o contraste hoje é entre os verdadeiros mestres que se submetem às Escrituras e os falsos mestres que rejeitam ou manipulam a Palavra de Deus.

Jeremias destaca cinco características dos falsos profetas:

1.     * Eles abusam de seu poder. São marcados pelo excesso de autoridade que pela mansidão de Cristo. “Seu poder é ilegítimo” (v. 10)

2. * Eles “vivem uma mentira”; têm uma vida dupla, desempenham um papel na vida pessoal e outro na vida pública (v. 13-14)

3.    *     Eles encorajam os que praticam o mal, em vez de chamá-los ao arrependimento (v. 14,22)

4.  *  Eles enchem as pessoas de falsas esperanças, dizendo que nenhum mal lhes sucederá (v. 16-17)

5.   *  “Falam de visões inventadas por eles mesmos, e que não vêm da boca do Senhor” (v. 16)

Somente a Palavra de Deus é eficaz. Como um martelo, ela despedaça a rocha dos corações obstinados. Como fogo, ela queima e purifica. Ela não é como a palha, mas nutritiva como o trigo (v. 28-29)

Não deveríamos ter dificuldade em colocar a Palavra de Deus acima dos nossos sonhos humanos, nem de escolher a revelação em vez da especulação. Talvez a maior necessidade de nossas igrejas seja de pastores que exponham e apliquem fielmente a Palavra de Deus, e que praticam aquilo que pregam.

 

Nele, a Palavra eterna

Marcelo Oliveira

 

Bibliografia: Peterson, Eugene. Corra com os cavalos. Editora Ultimato

 

             Stott, John. A Bíblia Toda, Ano Todo. Editora Ultimato

Novo Livro: Os Produtos do Mercador

SHALOM!


Amados, saiu do forno meu novo livro: Os Produtos do Mercador – uma leitura do texto de Cantares 3.6

Rabi Akiva disse: O Shir Há Shirim é considerado para o povo judeu como: Kodesh Kodashim (Santo dos Santos) e o mundo nunca foi tão merecedor quanto no dia que o Shir Há Shirim foi dado ao povo judeu (Talmude Yadaim, Cap 3)

Este livro explora as riquezas da cultura judaica. Você terá uma nova dimensão do livro de Cantares, um dos mais desprezados da história da Igreja. 


Adquira agora este precioso livro! 


PREÇO ESPECIAL DE LANÇAMENTO: R$ 22,00


DEPÓSITO 


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NOME: MARCELO OLIVEIRA 

Aspecto Cristão TV – Síndrome do irmão mais velho

SHALOM!

Meus sinceros agradecimentos ao meu amigo Pr. Carlos Roberto Silva, diretor do programa Aspecto Cristão TV.
Tem sido uma benção para mim, desfrutar de seus sábios conselhos, sua amizade e companheirismo.

Solicito aos amigos internautas, que divulguem este vídeo, bem como o programa Aspecto Cristão TV.

Um abraço, Pr Marcello de Oliveira

Entrevista na REDE GOSPEL DE TV sobre CULTURA JUDAICA

Programa TV Bereana.

Entrevista sobre Cultura Judaica!

 

Padaria sem pão!

Um dia desses, saídos da igreja, Meacir eu paramos numa padaria que fora reformada. Nova frente, vitrinas amplas, ar condicionado, bom espaço, prateleiras circulares ao redor das pilastras e outras horizontais. Muito material: suco, refresco, panetone, lanchonete, congelados. Que legal! Um bom lugar para comprarmos um pãozinho quente na ida para casa. Só que, tendo muita coisa, a padaria não tinha pão. Padaria sem pão.

Um amigo meu, no tempo em que não havia etanol, apenas gasolina e diesel, parou num posto de gasolina, entregou a chave do possante Fusca ao frentista e pediu “Completa!”. O frentista indagou: “O senhor quer gasolina?”. O amigo, que não tinha muito humor, retrucou: “Não, quero banana. Vim comprar banana!”.

Não fui grosseiro assim. Até porque eu não queria gasolina. Mas também não queria energético, revistas de palavras cruzadas, chaveiro de time de futebol ou lâmina de barbear. Queria pão. Como não havia, fui-me embora.

Há igrejas como esta padaria. A pessoa não ouve falar de Jesus, embora a igreja seja dele. Ela louva o louvor, reivindica, declara, aperta o braço do irmão e diz que ele nasceu para ser vencedor (ao comando do dirigente), mas não ouve falar de Jesus, da cruz, da salvação eterna ganha no Calvário. Padaria sem o Pão da Vida.

Padaria sem pão é culto sem Jesus e sem a cruz. É o culto em que a Bíblia não é proclamada em sua inteireza, mas apenas partes isoladas que não mostram seu ensino, e sim o que as pessoas desejam. Padaria sem pão é o culto sem proclamação da soberania de Deus, da sua graça que perdoa nossos pecados quando nos arrependemos, mas apenas apresenta palavras de animação. Padaria sem pão tem o rosto de Lair Ribeiro, não o de Jesus. Os ouvintes não são pecadores que precisam ser confrontados com sua situação real e com a graça de Deus que os aceita, perdoa e restaura. Numa cópia do mundo, eles são vítimas de um mundo mau e de um Maligno que lhes tira as coisas e eles devem vir pedir restituição na igreja. Padaria sem pão é a igreja que vê culpados como coitadinhos. E ao invés de chamá-los ao arrependimento e a depositarem a vida e a fé em Jesus, ministra-lhes terapia de segunda categoria: como se sentir bem em seus pecados, ao invés de deixá-los.

Padaria sem pão tem muita coisa. Mas não tem o essencial. Igreja sem o essencial é assim. Tem o jantarzinho, a pelada sabatina, o joguinho de vôlei, o cineminha evangélico, o carteado entre irmãos, mas não tem a adoração ao Deus Santo, com o temor de Isaías (Is 6.5) e com o sentimento de indignidade de Pedro (“Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador” – Lc 5.8). Padaria sem pão tem festa, mas não quebrantamento. Tem alarido, mas não convicção de pecado.

Deus amado, não nos deixe ser padaria sem pão! Que queiramos o Pão da Vida, e não os badulaques da padaria.

Isaltino G. Coelho 

Magnífico: A viagem da Torá

EUO desenho original do texto da Torá é monótono. Não existem nele pontuação alguma, nem pontos de interrogação ou exclamação, nem vírgulas. Tampouco divisões por capítulos, menos ainda por versículos. Apenas as divisões dos cinco livros e uma estranha divisão de parágrafos que, às vezes, coincide com as parashiot.

 

Entretanto, existe um parágrafo de duas linhas estranhamente sinalizado por um espaço branco comprido antes e depois dele. Além disso, nesses espaços brancos aparece a letra hebraica ‘nun’, equivalente ao ‘n’, invertida. Tanto antes do parágrafo quanto depois dele.

 

Esse parágrafo emblemático não traz um erro de impressão. Temos evidências arqueológicas, além de históricas, que mostram que o trecho vem sendo copiado assim, sistematicamente por, pelo menos, mais de dois mil anos.

 

Esse parágrafo estranho aparece na parashá desta semana e diz: e era quando viajava a Torá que Moisés dizia: ‘levanta-te Ad-nai e se afastem teus inimigos e fujam da frente de ti quem te odeia’, e, ao parar, dizia: ‘volta-te Ad-nai aos milhares de Israel’.

 

No Talmud discutiram os sábios as possíveis razões de tal desenho para este parágrafo. Uns propuseram que se trataria do final de um livro e que, portanto, nossa divisão estaria errada. Outros disseram que o parágrafo em si seria mais um livro e que a Torá teria seis, não cinco livros como conhecemos. Por fim, concluíram que esse parágrafo não se encontra no lugar certo e propuseram vários contextos onde deveria ser recolocado, mas não chegaram a um consenso. Finalmente alguém disse: ‘Não conseguimos concordar, pois esse parágrafo não tem um espaço fixo. Precisa estar solto justamente para indicar isso: que não pode ser encerrado em nenhum lugar da Torá. Os espaços em branco que o precedem e o sucedem são espaços de movimentação’. Querem dizer figurativamente que o parágrafo precisa se movimentar pelo pergaminho. Por isso apareçam lá duas letras nun (N), que indicariam o mandamento nosea(viaja). Pois o parágrafo que fala sobre a viagem da Torá precisa viajar pela Torá.

 

E que significa a viagem da Torá?

 

A viagem da Tora é extremamente importante, pois nela está o segredo de sua sobrevivência. Um livro encerrado num armário, por mais sagrado que sejam o livro e o armário, está condenado a morrer. No esquecimento. Na irrelevância. Um livro que viaja é um livro vivo, que penetra na vida das pessoas, nas histórias de indivíduos, famílias, comunidades e sociedades, e povos. O livro viaja quando o deixamos entrar em nossas experiências e reflexões quando dialogamos com ele, discutimos com ele e permitimos dizer o que deveríamos ter dito ou feito estando no lugar de seus personagens. Desse modo, também os personagens falam conosco sobre nossas vidas, pensamentos, emoções e ações.

 

Só uma Torá assim, reinterpretada com subjetividade compromissada, vive e viverá.

 

 A Torá viajou pelo deserto junto aos nossos antepassados e viajou depois por todas as histórias e geografias das comunidades.

 

Por isso, cada vez que lemos a Torá na sinagoga, fazemos com que ela viaje por entre as pessoas que ali estão. Não é imprescindível beijar o objeto, o mais importante é abrir nossas vidas à sua mensagem. Deixá-la viajar por dentro de nós e viajar através dela ao passado, ao futuro, ao nosso interior e à nossa transcendência.

 

Rabino Ruben Sternschein